A Infraero entregou, na última terça-feira (8/4), o novo Terminal de Passageiros provisório do Aeroporto de Ariquemes, em Rondônia. Em breve outras obras serão iniciadas, como a construção do Terminal definitivo, assim como a ampliação da pista de pouso e decolagem e a instalação de modernos equipamentos de navegação aérea.
A iniciativa faz parte do pacote de investimentos do Governo Federal para a melhoria da infraestrutura aeroportuária na região Norte. Em julho de 2024, o Ministério de Portos e Aeroportos anunciou recursos da ordem de R$ 50 milhões para obras que permitirão a operação de aeronaves de médio e grande porte, viabilizando novos voos comerciais e fortalecendo a conectividade regional.
Com R$ 1,3 milhão aplicados somente nesta etapa, a entrega do Terminal provisório representa a primeira fase das melhorias em andamento. A estrutura conta com instalações adequadas para atendimento ao público e à operação segura de voos.
O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, ressaltou a importância das melhorias para a região: "Estamos entregando a primeira etapa de um projeto que vai transformar o Aeroporto de Ariquemes. Com a expertise da Infraero, essas obras garantirão segurança, qualidade no atendimento e viabilidade para a aviação comercial, fortalecendo a integração e o desenvolvimento regional por meio da infraestrutura aeroportuária", afirmou.
Com localização estratégica no Vale do Jamari, Ariquemes é a principal cidade da região, que abriga mais de 500 mil habitantes na Amazônia Legal. A entrada do município na malha aérea nacional é essencial para impulsionar o turismo, atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento econômico local.
Infraero – Prestadora de Serviços: Com mais de 50 anos de experiência, a Infraero administra 34 aeroportos no País e atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.