Ao menos 113 mil veículos da montadora – tanto importados quanto nacionais- contam com a conectividade da Deutsche Telekom
Divulgação
A BMW do Brasil está utilizando em ao menos 113 mil veículos rodando no país – entre nacionais e importados – a conectividade fornecida pela Deutsche Telekom Global Business Solutions Brasil. O acordo possibilita aos donos dos automóveis terem acesso aos serviços digitais e apps da montadora de forma gratuita, e sem a necessidade de conexão com operadoras locais.
Os veículos já saem de fábrica com o e-SIM embarcado no módulo eletrônico, o que é uma vantagem para um país continental como o Brasil, e com estradas bastante irregulares – a tecnologia desta forma, é mais resistente a vibrações, o que garante a qualidade do sinal recebido. "É possível conectar o automóvel em todo o território nacional, o que possibilita à montadora liberar os serviços aos clientes", explica Daniel Sartori, Head de Conectividade Móvel na Deutsche Telekom Global Business Solutions Brasil.
De acordo com a BMW do Brasil, por meio da conectividade da Deutsche Telekom é possível oferecer aos clientes brasileiros os benefícios disponíveis em outras partes do mundo, independente se o cliente optou por um modelo fabricado no Brasil ou importado. O proprietário passa a ter conexão, acesso a funcionalidades que aumentam seu conforto e segurança e atualizações de softwares gratuitas que possibilitam ofertar novas funcionalidades sem a necessidade de visitar uma oficina da marca.
A BMW oferece um amplo portfólio de tecnologias para seus clientes, incluindo o BMW ConnectDrive que fornece serviços como: chamada de emergência inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação.
O serviço ainda possibilita aos proprietários conectar o veículo com a Amazon Alexa ou casas inteligentes. Também é possível fazer atualizações do software do automóvel, sem a necessidade de usar um celular ou qualquer outro device, e ter acesso a novas funções, recursos e melhorias no veículo. E o automóvel pode ainda ser usado como um "hotspot" pelos ocupantes.
"A BMW é um parceiro de conectividade da Deutsche Telekom há mais de uma década e as empresas desenvolveram inovações, incluindo a oferta da conexão 5G no primeiro veículo premium disponível globalmente. Nossa plataforma de serviço customizada possibilita atender aos pedidos do contratante e, independentemente da localização geográfica, oferecer benefícios com a melhor cobertura" completa Sartori.
A Deutsche Telekom foi a primeira provedora de serviços M2M para a indústria automotiva. Segundo a empresa, até o final de 2025 mais de 25 milhões dos automóveis de passageiros serão conectados com um eSIM da empresa alemã. Hoje esse número já supera os 12 milhões. A parceria entre a Deutsche Telekom e a BMW existe desde 2010, e foi estendida ao Brasil em 2018.
Sobre a Deutsche Telekom Global Business: A Deutsche Telekom Global Business foi criada na Alemanha em 2020 para ser a unidade de negócios de serviços de comunicação e conectividade do grupo Deutsche Telekom para clientes empresariais e setor público. A Deutsche Telekom Global Business foi lançada no Brasil em 2023, mas o grupo já atua com serviços de telecomunicações desde 2005. A empresa atua em mais de 25 mercados ao redor do mundo e tem cerca de 3 mil funcionários. O portfólio de serviços está focado em redes corporativas flexíveis e seguras como base para a digitalização e a consultoria estratégica está no centro do modelo de negócios. O portfólio de soluções de redes seguras com alcance internacional inclui Overlay/Underlay, Premium Internet Underlay (PIU), Lan to Lan, SD-WAN e MPLS (Multi-Protocol Label Switching), além de soluções móveis gerenciadas incluindo redes privativas, redes públicas, M2M/IoT e conexão para montadoras. A Deutsche Telekom é a operadora líder na Europa, com mais de 252 milhões de clientes móveis, 25 milhões de linhas fixas, 22 milhões de linhas de banda larga e 205.000 funcionários em todo o mundo.
Sobre o BMW Group: Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países. Em 2023, o BMW Group vendeu mais de 2,55 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores. O sucesso do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável, desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.