Perto de completar 10 anos de atividades, o Terminal Multicargas (T-MULT) do Porto do Açu, no Rio de Janeiro, alcançou no começo de 2025 a marca histórica de 10 milhões de toneladas movimentadas desde o início da operação. No ano passado, novas cargas entraram no portfólio do terminal, como briquetes de minério de ferro, café, soja, milho para exportação, além de sal recebido por cabotagem e hoje o T-MULT totaliza 25 tipos de cargas de granéis e de projeto em seu portfólio.
T-MULT, do Porto do Açu
Na última década, o T-MULT e teve uma alavancagem (ramp-up) de 43% ao ano (conforme CAGR – taxa composta de crescimento anual). O crescimento se explica pela capacidade do porto-indústria de customizar e garantir celeridade às operações porque é um porto totalmente privado, que opera no regime 24/7, sem filas de espera para atracação.
Para João Braz, diretor de Terminais e Logística do Porto do Açu, o Açu é a alternativa logística mais eficiente para aumentar a competitividade das indústrias e do agronegócio do Sudeste e do Centro-Oeste do país. "Estamos investindo na expansão do terminal para atender a sempre crescente demanda. Ao todo já foram aportados cerca de R$ 600 milhões no T-MULT, que hoje conta com três armazéns cobertos e 55 clientes em seu portfólio. E ainda estamos no início", comemora o executivo.
O T-MULT está ganhando mais espaço no Açu. Ainda este ano, a área de cais operacional do terminal contará com 500 metros, com calado de 13,1 metros, e um segundo berço para operar dois navios simultaneamente. A capacidade de movimentação do terminal alcançará 2,7 milhões de toneladas ao ano. Considerando também a expansão da área de armazenagem, será possível duplicar essa capacidade de movimentação ao longo dos próximos anos.