Sexta, 18 Abril 2025

Nova Política de Sustentabilidade, anunciada na segunda-feira (27), também será aplicada aos setores de aeroportos e hidrovias

Captura de tela 2025 01 30 214202Divulgação.

Em evento em São Paulo na segunda-feira (27), o Ministério dos Portos e Aeroportos (Mpor) lançou a nova Política de Sustentabilidade, cujo objetivo é tornar os setores portuário, hidroviário e de aeroportos mais alinhados às práticas de proteção ao meio ambiente e mais competitivos estrategicamente. O plano engloba o setor público e privado.

Entre os pontos mais importantes do plano, estão a redução de gases de efeito estufa, a implementação de programas sociais e ambientais, além do alinhamento às metas da Agenda 2030, que prevê, entre outros tópicos, a integração de medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais.

O MPor afirma, também, que o investimento em ações e políticas sustentáveis pode atrair investimentos para os setores portuário, hidroviário e aéreo, gerando competitividade no cenário internacional.

“Isso se dá pois boa parte dos países mais desenvolvidos já produzem políticas voltadas para contenção das mudanças climáticas, enquanto países em desenvolvimento ainda precisam de auxílio para reduzir as emissões de carbono, proposta que faz parte, inclusive, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O Ministério entendeu que se quer fazer parte da disputa entre os principais players do mercado internacional, precisa equiparar suas políticas de sustentabilidade ao padrão que os países desenvolvidos vêm adotando”, afirma a advogada marítima Cristina Wadner, do escritório Cristina Wadner Advogados Associados.

O MPor também planeja formar um pacto de sustentabilidade com empresas do setor privado interessadas em adotar práticas ESG, promovendo o alinhamento com os objetivos globais de sustentabilidade. As empresas que seguirem os critérios poderão, ainda, receber selos de sustentabilidade que reconhecem tais práticas ESG, divididos em quatro categorias: bronze, prata, ouro e diamante.

Sobre Cristina Wadner
Cristina Wadner é especialista em Direito Marítimo, Portuário e Empresarial, com 25 anos de experiência nestas áreas. Foi uma das autoras convidadas do livro Porto, Mar e Comércio Internacional Por Elas (Editora Milfontes, 2022), um projeto da WISTA Brazil, que integra a Women's International Shipping and Trading Association (WISTA International), uma associação global composta por mulheres dos setores de Shipping e Trade.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome