A assistente virtual Nic, da Nice House, funciona 100% via WhatsApp e já está online desde dezembro do ano passado, transformando criadores de conteúdo nos novos clientes da creator economy.
Imagem: Gerada por IA.
São Paulo, janeiro de 2025 - Em dezembro de 2024, a Nice House lançou a Nic, sua própria assistente virtual com foco em criadores de conteúdo, desenvolvida por meio de ferramentas de inteligência artificial. A Nic funciona 100% via WhatsApp, auxiliando creators a encontrarem oportunidades de trabalho sem a necessidade de recorrerem ao uso de outras plataformas ou ao download de aplicativos para isso, transformando-se em uma iniciativa pioneira na creator economy latino-americana.
O desenvolvimento da Nic tem como objetivo distanciar o olhar sobre o criador de conteúdo como um mero canal de transmissão de marcas e valorizá-lo como o player fundamental que representa no mercado de influência. "A assistente virtual está disponível para toda a comunidade de creators, sem nenhum custo de acesso. Por meio da Nic, esses profissionais podem receber oportunidades de publicidades remuneradas e, uma vez com o job aceito, ela própria os auxilia na entrega do trabalho do início ao fim", conta Mari Galindo, CEO da Nice House.
Para além de trazer oportunidades, a Nic oferece uma série de recursos de suporte criativo e operacional, como desenvolvimento de roteiros por meio de IA, monitoramento de tendências que podem ser solicitadas pelo usuário, programas de benefícios focados nas necessidades dos criadores - como antecipação de cachês -, entre outras funcionalidades.
"Outra reflexão primordial sobre a Nic foi entender como poderíamos otimizar o dia a dia do criador por meio de uma ferramenta gratuita e funcional para profissionais de todas as realidades econômicas. Uma vez que 95% dos criadores de conteúdo na América Latina são mobile first, buscamos trazer nossa assistente para os smartphones e, para que ela não ocupasse espaço relevante de memória ou gerasse grandes gastos de pacotes de dados - pensando em modelos e planos de menor performance -, a trouxemos para o WhatsApp, sem que haja necessidade de baixar novos apps ou acessar plataformas via navegador", explica a CEO.
Impacto na creator economy da América Latina
Desenvolvida 100% pelo time de tecnologia da Nice House, a assistente virtual está integrada à plataforma de gestão de workflow utilizada pelo time da Nice. O principal diferencial é que sua linguagem não segue um fluxo robótico; diferentemente dos chatbots de outras empresas, a Nic não oferece opções pré-definidas, mas sim se adapta à linguagem de quem a está utilizando.
Com o lançamento da Nic, a Nice House espera reduzir a fricção no acesso a oportunidades e, assim, aumentar rapidamente sua base de criadores. A expectativa é envolver a comunidade em pesquisas de interesse e melhorar constantemente a plataforma, acelerando o desenvolvimento de novos produtos e serviços baseados nas reais necessidades dos criadores de conteúdo.
A Nic teve investimento inicial de mais de R$ 100 mil, e a Nice House planeja investimentos contínuos para garantir que a plataforma seja cada vez mais eficiente. Além disso, segundo o relatório "Creators e Negócios" de 2024, mais de 56% dos influenciadores no Brasil possuem entre 1 a 50 mil seguidores, um público que demandará cada vez mais soluções como a Nic.
"O objetivo é transformar os criadores de conteúdo em clientes e não mais em produtos da creator economy. Queremos que eles tenham mais autonomia e controle sobre suas oportunidades, além de uma plataforma que compreenda suas necessidades", conclui Mari Galindo.
Sobre a Nice House
A Nice House é uma empresa da creator economy com foco em vídeos verticais e comunicação com a geração Z. Fundada em abril de 2020 pelos empreendedores Mari Galindo e Willian Amaral, a marca trabalha com produção de vídeos em larga escala, campanhas publicitárias e ativações multiplataforma on e off-line através de criadores de conteúdo.