Segunda, 27 Janeiro 2025

Aposta em logística eficiente impulsiona resultados do segmento: Um estudo da consultoria McKinsey & Company revelou que a implementação de soluções digitais para otimização de rotas pode reduzir os custos logísticos totais no agronegócio em até 12%. Pensando nisso, a nstech, maior empresa de software para supply chain da América Latina, possui uma área voltada para o agro. Ao pensar nas cadeias logísticas do agro, a nstech conta com 39 produtos que envolvem cadastro e consulta de motoristas, gerenciamento de risco e monitoramento e carga, agendamento e gestão de pátio, TMS (Transportation management system), Gestão de entregas (POD), Roteirizado de rotas, meio de pagamento de frete, solução para vale pedágio e as torres de controle de temperatura, produtividade e prevenção de acidentes.

"É impossível falar sobre crescimento no agro sem abordar ganho de competitividade e produtividade logística, que é um ponto determinante no setor, muito afetado pela falta de infraestrutura adequada ou capacidade de estoque adequado", reforça Thiago Cardoso, Diretor de Agronegócio da nstech.

Captura de tela 2025 01 25 165321Imagem gerada por IA

Em um setor tão importante para a economia, investir na logística é primordial: Em 2023, o PIB do agronegócio brasileiro representou 24% do total do valor nacional, conforme dados do Cepea/Esalq/USP em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Esse número destaca a importância do setor para a economia do Brasil, refletindo seu papel crucial no fornecimento de alimentos, geração de empregos e na balança comercial. Nesse meio, o sucesso da logística faz toda a diferença para o resultado final, por isso, de acordo com André Pimenta, CEO da Motz, transportadora digital que facilita e melhora a jornada dos caminhoneiros e dos embarcadores, realizar estratégias para aumentar a segurança de colaboradores e possibilitar uma cadeia de suprimentos eficaz podem ser métodos certeiros para esse fim.

"Na Motz, temos entrado com força no agronegócio, sendo um dos nossos principais ramos de atuação. Vemos o setor como um grande influenciador para o desenvolvimento socioeconômico do país, e a logística, junto a ele, traz mais produtividade, competitividade e sustentabilidade para as empresas. Para garantir mais sucesso da área, é preciso investir na capacitação das equipes, no uso de tecnologias e no investimento em inteligências artificial", finaliza o CEO.

Economia circular no setor frigorífico: A Adeste, empresa que transforma subprodutos de origem animal, é uma indústria que se posiciona na cadeia frigorífica e que busca fortalecer a economia circular no setor. Ao aproveitar insumos animais que seriam descartados, a companhia transforma matéria-prima natural em novos subprodutos de alto valor agregado, contribuindo significativamente para a redução do desperdício. Com mais de 70 anos de experiência no mercado, a empresa promove sustentabilidade, gera novos negócios e impulsiona a economia circular, criando soluções que impactam toda a cadeia produtiva. Entre seus principais produtos, estão a produção de fios de sutura e heparina bovina para o mercado de saúde, e petiscos naturais, para a área pet. Atualmente, a empresa exporta seus produtos para mais de 40 países.

Referência em grãos e líder no segmento de feijão: Com distribuição de mais de 20.000 toneladas de feijão por mês, a Kicaldo é uma marca com forte presença no setor do agronegócio, sendo especialista em grãos e líder no segmento de feijão. Com atuação em todos os estados brasileiros, ela trabalha na busca das melhores safras do Brasil e do mundo, selecionadas na Argentina, México e até no Canadá. Seu portfólio é composto por farináceos e derivados (como farinha de mandioca, polvilho doce e tapioca), milho e derivados, lentilha, ervilha, açúcar mascavo, farofa, grão-de-bico e feijão orgânico. "O nosso compromisso é produzir e escolher os grãos de alta qualidade. Por isso, seguimos rígidos protocolos para oferecer o que há de melhor para todas as famílias brasileiras", destaca Mauricio Bortolanza, Diretor de Novos Negócios da Kicaldo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!