As vantagens do pavimento intertravado serão apresentadas no Seminário da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), nos dias 28 e 29 de janeiro, no Centro de Eventos do Ceará.
Imagem: Gerada por IA.
Fortaleza, 24 de janeiro de 2025 – A onda de calor intenso enfrentada por diversas cidades brasileiras tem desafiado os administradores públicos diante das consequências das mudanças climáticas. Para mitigar o calor extremo e seus impactos no ambiente urbano, o pavimento intertravado tem ganhado espaços nas ruas cearenses. A solução pode minimizar em até 4°C a temperatura do ambiente e reduzir em até 17°C a temperatura da superfície das vias.
Há quatro anos, a capital Fortaleza, foi vanguarda na disseminação desta tecnologia, tendo executado mais de 300 quilômetros de pavimento intertravado. A solução poderá ser conferida de perto durante o Seminário da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), nos dias 28 e 29 de janeiro, no Centro de Eventos do Ceará, no estande do 96/97.
A Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP tem participado ativamente na capacitação e apoio às diferentes frentes de pavimentação em concreto no Ceará. O estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas (SOP), tem promovido a ampliação e uso do pavimento intertravado, priorizando essa técnica em áreas urbanas também como forma de moderar a velocidade de tráfego e facilitar a manutenção das vias.
Atualmente o estado já executou mais de 520.000 m² de pavimento intertravado em diversas rodovias estaduais, incluindo a CE-090, CE-010 e CE-060. A solução também tem sido incorporada em projetos como praças, estacionamentos, hospitais e universidades.
Sobre o pavimento intertravado
Os pavimentos intertravados são compostos por peças pré-moldadas de concreto e constituem uma eficaz solução para uso em ruas, calçadas, calçadões e praças, sendo largamente difundida no Brasil – tanto na construção como na reconstrução e reabilitação desse tipo de instalação urbana. Terminais de carga em portos, aeroclubes e estradas vicinais também constituem locais recomendados a essa tecnologia.
SERVIÇO
Seminário da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) – Novos Gestores
Estande 96/97.
Data: 28 e 29 de janeiro de 20
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza
Programação e inscrições: novosgestores.aprece.org.br
Sobre a ABCP
A Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP foi fundada em 1936 com o objetivo de promover estudos sobre o cimento e suas aplicações. É uma entidade sem fins lucrativos, mantida voluntariamente pela indústria brasileira do cimento, que compõe seu quadro de associados. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em tecnologia do cimento, a entidade tem usado sua expertise para o suporte a grandes obras da engenharia brasileira e para a transferência de tecnologia das mais diversas formas.