Atividades complementares, que não exigem grandes investimentos, podem ser uma forma eficaz de aumentar seus ganhos
Em busca de estabilidade financeira, os brasileiros estão explorando diversas formas de complementar sua renda. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis junto com a Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) afirma que 31% das pessoas do País realizaram alguma atividade extra para complementar a renda. Trabalhos que permitem conciliar outras atividades têm sido uma alternativa para quem busca ampliar os seus ganhos. Confira algumas opções para 2025:
Foto: Consorcio Magalu
Entregador do iFood
Ser entregador em aplicativos de delivery é uma opção atrativa para quem busca flexibilidade, permitindo escolher as regiões de entrega e os horários que melhor se ajustam à sua rotina, além do retorno financeiro. Apenas em gorjetas, durante 2024, os entregadores do iFood, por exemplo, receberam mais de R$43 milhões de reais. Segundo o Portal de Dados do iFood, um entregador ganhou em média R$25,96 por hora trabalhada. Para começar, o entregador ou entregadora precisa apenas ser maior de idade e ter um veículo apropriado (moto, carro ou bicicleta), que também pode ser alugado. Entre os principais benefícios oferecidos pela plataforma estão o seguro pessoal, plano de celular, descontos em abastecimento e manutenção de veículos e outras vantagens.
Freelancer - o famoso "bico"
Produção de conteúdo e vendas online são exemplos de trabalhos que podem ser realizados remotamente. Com o avanço das plataformas digitais, profissionais independentes têm acesso a uma demanda crescente por serviços especializados, permitindo que atendam clientes de diferentes setores e regiões. Essas funções oferecem flexibilidade de horário e a possibilidade de atender a múltiplos projetos simultaneamente, o que pode representar uma alternativa viável para quem busca diversificar suas fontes de renda.
Brechó ou venda de objetos online
A venda de roupas usadas ou objetos sem uso pode gerar renda extra. Itens em bom estado podem ser oferecidos em marketplaces online, possibilitando a criação de uma vitrine. Segundo dados do Sebrae, o comércio de usados cresceu 48,5% nos últimos anos, impulsionado principalmente pela pandemia. Outra alternativa é organizar um brechó virtual. O Sebrae também aponta que o número de brechós no Brasil cresceu cerca de 30,97% nos últimos cinco anos, evidenciando a força desse mercado.
Passear com cachorros
O cuidado com pets tem sido uma atividade em expansão, e passear com cachorros é uma forma de complementar a renda. Aplicativos especializados conectam cuidadores a tutores que precisam de suporte para o bem-estar dos animais. Para ilustrar a possibilidade de ganhos com essa atividade, o jornal The New York Times fez um levantamento e afirmou que, nos Estados Unidos, os passeadores mais experientes ganham em torno de 510 mil reais por ano.
Planeje-se para o sucesso em 2025
Para alcançar seus objetivos financeiros, é fundamental adotar uma abordagem estratégica, focada na organização, no planejamento e no aprimoramento das suas habilidades. Aproveite as oportunidades de qualificação, como cursos gratuitos e programas oferecidos por plataformas como, por exemplo, o iFood, que oferece suporte por meio de iniciativas como o programa Meu Diploma do Ensino Médio e outros cursos de capacitação.