O setor de gestão de frotas está vivendo uma das maiores transformações de sua história. Não só pelos avanços da tecnologia, mas também pela demanda por maior desempenho operacional, segurança física e digital, além da promoção de alternativas que sejam aplicáveis e sustentáveis. Acredito que este é um movimento consequencial às mudanças e expansão tecnológica, especialmente considerando o crescente aprendizado da inteligência artificial e o uso de dados como base para o machine learning.
Por Braulio de Carvalho, CEO da Maxtrack
Foto: Divulgação
A boa notícia é que o mercado tem se beneficiado de ferramentas e soluções que nascem visando inovar e remodelar a forma como veículos, motoristas e operações logísticas são gerenciados. Na Maxtrack, vivenciamos essas tendências todos os dias, dentro de casa e com nossos clientes em campo, desde a gestão até a ponta da operação.
Baseado no que vivenciamos no mercado, creio que cinco pilares principais estão moldando o futuro do transporte: câmeras inteligentes, manutenção preditiva, tecnologia 5G, telemática focada no motorista e inteligência artificial nos veículos.
Inteligência Artificial: A era dos Veículos Inteligentes
A inteligência artificial (IA) está transformando os veículos em máquinas inteligentes, capazes de aprender e se adaptar ao ambiente. Em frotas comerciais, por exemplo, a IA já pode ser aplicada em diversas frentes, considerando desde sistemas de direção autônoma até algoritmos que otimizam rotas em tempo real, levando em conta tráfego, condições climáticas e prazos, que já é realidade na Maxtrack.
Além disso, a IA tem se mostrado uma aliada poderosa na análise de grandes volumes de dados, identificando padrões que humanos dificilmente perceberiam. Essa capacidade permite antecipar tendências de consumo, planejar operações logísticas com maior precisão e até mesmo criar modelos preditivos para demandas futuras.
Câmeras Inteligentes e auxílio na condução
Ao promover a integração de câmeras inteligentes com o sistema de monitoramento, novidade do novo equipamento Maxtrack, o MTC-1K, as lideranças das frotas podem monitorar em tempo real o comportamento dos motoristas, as condições da estrada e as potenciais situações de risco. Essa tecnologia vai muito além da simples gravação de imagens: ela é capaz de utilizar algoritmos avançados para identificar pessoas ao redor, possíveis pontos cegos, incidentes como freadas bruscas, colisões ou até mesmo casos de distração ou cansaço do motorista.
Além disso, as formas de automação seguem ganhando espaço no mercado. Veículos de grande porte equipados com o sistema avançado de assistência à direção podem assumir a desaceleração e frenagem em cenários específicos, além de identificar o entorno e potenciais riscos. Isso não só aumenta a segurança na ponta, mas também contribui para a redução de custos com incidentes. Como consequência, o resultado são estradas mais seguras, operações mais eficientes e motoristas mais protegidos.
Manutenção Preditiva e o fim das paradas não planejadas
A partir do uso sensores instalados nos veículos de grande porte, é possível monitorar o desempenho de componentes críticos e prever falhas antes que elas ocorram, considerando dados como temperatura, pressão e vibração, que são analisados continuamente, fornecendo insights sobre o estado real dos caminhões, por exemplo.
Essa abordagem não apenas evita paradas não planejadas, que podem gerar custos significativos e atrasos, mas também prolonga a vida útil da frota. Empresas que adotam a manutenção preditiva, como a Maxtrack realiza com todos os seus clientes, conseguem planejar intervenções de forma mais eficiente, reduzindo custos operacionais e melhorando a eficiência logística. Precisamos informar que toda parte de DVR, Telemetria, fadiga, já avisamos na saúde do equipamento.
Conexão de rede não terrestre com 5G (5G satelital)
Com velocidade até 100 vezes superior às das redes 4G, o 5G possibilita a comunicação em tempo real entre veículos, gestores e infraestruturas de transporte. Com a integração do 5G NTN satelital, a rede alcança locais com baixa disponibilidade de sinal como fazendas e até alto mar.
Essa conectividade facilita a implementação de sistemas avançados, como redes de veículos autônomos e a troca instantânea de dados. Além disso, o 5G viabiliza a integração de tecnologias emergentes. Em tempos de mudanças constantes, isso significa maior agilidade na tomada de decisões e uma capacidade ampliada de adaptação às demandas do mercado.
Telemática focada no motorista
O ser humano é o ativo mais importante de qualquer empresa. Quando falamos da malha logística, o motorista é essencial e merece o foco, cuidado e atenção. A Telemática permite medir indicadores de fadiga, nível de atenção e até mesmo sinais vitais dos condutores.
Essas soluções não apenas protegem o bem-estar dos motoristas, mas também aumentam a eficiência operacional. Um motorista descansado e bem monitorado é menos suscetível a acidentes no trânsito e pode ser mais produtivo. Além dos benefícios em operação, ao priorizá-los, as empresas demonstram um compromisso com a segurança e a saúde de seus colaboradores, promovendo uma cultura organizacional mais forte e sustentável.
A revolução na gestão de frotas está em curso, e as possibilidades são ilimitadas. Cabe a nós, líderes desse mercado, abraçar o futuro com otimismo e responsabilidade. Afinal, o caminho para a eficiência, segurança e sustentabilidade está pavimentado pela inovação.
Sobre a Maxtrack
Com 25 anos de mercado, a Maxtrack é referência em tecnologia para rastreamento de alto valor agregado na América Latina. Atua nas verticais de transporte de passageiros e transporte e logística de cargas. Oferece soluções tecnológicas de monitoramento e inteligência de dados de ponta a ponta, desde o planejamento e fabricação do hardware com foco na inteligência do negócio ao tratamento dos dados coletados, transformando-os em valor de diferentes maneiras para o cliente. Hoje a empresa é a maior produtora de rastreadores da América Latina, responsável pela inteligência e eficiência logística de grandes empresas e monitorando em tempo real mais de 3 milhões de veículos em vários países do mundo e mais de 15 mil pessoas em plantas conectadas de clientes. A Maxtrack conta com filiais em Beijing e Hong Kong focadas em design house, logística e suprimentos, que colocam a companhia à frente no setor brasileiro, com um olhar diferenciado para fabricação de hardwares e resolução das necessidades de seus clientes.