Quinta, 02 Janeiro 2025

2024: o ano que consolidou o Porto de Itaguaí como referência para operação de navios da classe New Panamax

Cada vez mais, os armadores têm optado por navegar com embarcações de grande porte, os chamados New Panamax. Com 366 m de comprimento, essas embarcações oferecem alta capacidade para transporte, permitindo uma economia de escala significativa ao reduzir os custos operacionais por unidade de carga. Além disso, são mais eficientes no consumo de combustível e utilizam tecnologias avançadas que minimizam emissões de poluentes, atendendo às crescentes demandas por sustentabilidade no setor marítimo.

Em agosto de 2024, o Porto de Itaguaí estabeleceu um marco histórico ao se tornar o primeiro do estado do Rio de Janeiro a receber um navio porta-contêiner da classe New Panamax. O MSC Orion atracou em seu terminal de contêineres, o Sepetiba Tecon, com 366 m de comprimento e 51 m de boca. Desde então, mais nove navios dessa classe atracaram no terminal, consolidando o porto como referência na operação de navios de grande porte no Rio de Janeiro.

Para Francisco Martins, presidente da PortosRio, a consolidação do Porto de Itaguaí como referência para navios da classe New Panamax é fruto da gestão da PortosRio e do comprometimento com a eficiência dos portos do Brasil. "Este marco reforça nossa posição estratégica no comércio global, atraindo novos negócios e contribuindo para o crescimento econômico do país. Estamos preparados para enfrentar os desafios do futuro e seguir entregando resultados de excelência", afirma Martins.

Além do empenho da PortosRio, o Sepetiba Tecon tem investido significativamente na modernização e ampliação de sua infraestrutura. Entre as melhorias realizadas, destacam-se a dragagem e as alterações na sinalização náutica nas áreas de manobras, na bacia de evolução e nos berços do terminal. Também foram realizadas simulações de manobras, com a participação da Praticagem do Rio de Janeiro, no Maritime Institute of Technology and Graduate Studies (MITAGS), nos Estados Unidos, além da implementação de rígidos parâmetros ambientais para as atracações.

New Panamax Sepetiba Tecon
New Panamax - Sepetiba Tecon (Foto: Divulgação)

As dez atracações realizadas em 2024 ocorreram com total segurança. As 20 manobras, considerando uma de entrada e uma de saída para cada escala, aconteceram sem nenhuma intercorrência. Segundo Marcello Camarinha, vice-presidente da Praticagem do Rio de Janeiro, esse resultado reflete o planejamento rigoroso, os estudos detalhados e as simulações precisas realizadas ao longo dos anos.

Camarinha enfatizou que essas ações só foram possíveis graças à parceria entre a Praticagem do Rio de Janeiro, entidades, armadores e o Sepetiba Tecon: "Essas atracações colocaram o Porto de Itaguaí em um seleto grupo de portos habilitados e capacitados para receber embarcações de grande porte. Além disso, operar navios da classe New Panamax traz grandes vantagens comerciais e logísticas significativas para o estado do Rio de Janeiro, criando conexões entre os portos brasileiros que já operam navios de grande porte e incentivando que mais portos venham a receber navios semelhantes".

Outro diferencial do Porto de Itaguaí para operações de navios de grande porte é sua localização. O porto possui um canal de acesso com águas protegidas pela Restinga da Marambaia, que, com seu relevo topográfico, separa as águas da Baía de Sepetiba das águas do Oceano Atlântico, tornando o mar calmo, seguro e abrigado contra intempéries e assoreamento

Localizado na região Sudeste, próximo aos grandes importadores e exportadores, o Porto de Itaguaí está a apenas 12 horas de navegação do Porto de Santos, funcionando como um importante ponto de conexão com seus terminais. O acesso ferroviário e rodoviário do Sepetiba Tecon, este último distante dos centros urbanos, também facilita o atendimento ao volume de contêineres esperado para navios desse porte.

Pedro Brito, diretor-presidente do Sepetiba Tecon, destacou que as 10 atracações de navios da classe New Panamax em 2024 consolidaram tanto o Porto de Itaguaí quanto o Sepetiba Tecon como importantes referências nacionais: "Nosso sucesso é resultado de uma localização estratégica, calado de 15,4 m — o maior da Costa Leste da América do Sul —, excelente infraestrutura em terra e, principalmente, da competência técnica da nossa equipe. A soma desses fatores faz do Sepetiba Tecon uma marca forte que contribui positivamente para o crescimento do comércio exterior do Rio de Janeiro e do Brasil", concluiu Brito.

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