Entre 29 de janeiro a 3 de fevereiro, os portos chineses serão fechados em comemoração à data, e importadores já começaram a se preparar para o período
O Ano Novo Chinês está chegando, e as empresas importadoras começam a corrida contra o tempo para se preparar para a data, no qual todas as atividades do principal país exportador pausam por duas semanas. Para que os negócios ao redor do mundo, no entanto, não sofram consequências, é necessário que se planejem previamente, a fim de garantir estoques que sejam estratégicos para o momento.
Reprodução/Inspiring Vacations
Fernando Velloso, Gerente de Parcerias da Vixtra, fintech especialista em soluções para importadores, explica que o planejamento vai muito além de antecipar importações para manutenção do estoque no período, mas que pensar estrategicamente na diversidade de fornecedores, que não apenas chineses e, claro, se comunicar frequentemente com os seus parceiros para que não sejam pegos de surpresa em um momento de interrompimento das operações, se torna essencial para qualquer negócio.
"O mundo todo é impactado pelo ano novo chinês, e países mais longes da China ainda mais, por conta da logística de entregas. Assim, fique de olho nos prazos do mercado, se informe constantemente sobre medidas comerciais que possam surgir no caminho e se organizem, também, para o período pós-feriado", comenta Fernando.
Assim como o Ano Novo Chinês, o pós feriado também merece a devida atenção, uma vez que, com a interrupção nas produções e nas operações logísticas, há um acúmulo de demandas e uma sobrecarga nas fábricas e portos, o que pode resultar em atrasos nas entregas. A retomada gradual das atividades também pode acarretar em dificuldades em cumprir prazos e aumento de custos. Dessa forma, é fundamental que os importadores se antecipem a esses desafios e planejem com uma margem de segurança.
Impactos logísticos
Como o maior exportador mundial, a demanda por produtos chineses cresce nos 3 meses que antecedem a data, afetando o processo de exportação e importação de diferentes países e toda a cadeia logística no período antes e depois do feriado. Assim, é comum que os serviços logísticos que não estejam preparados se sintam sobrecarregados, o que pode, consequentemente, impactar nos custos e prazos de entregas.
"Quem já tem uma experiência vai se preparar para que a sua carga embarque antes do início do feriado. Agora, caso se trate de uma marca que não tenha experiência no mercado e precise fazer uma importação emergencial, o ideal é procurar pelo apoio de fornecedores confiáveis ou até mesmo optar por aqueles que estão localizados em Singapura ou Malásia, por exemplo, para não ser deixado na mão", finaliza o executivo.
Mas o que é o Ano Novo Chinês?
O Ano Novo Chinês é a celebração mais importante do calendário tradicional da China, que marca o início do novo ano lunar, que varia de acordo com o ciclo da lua, geralmente entre janeiro e fevereiro. A festividade tem uma grande importância cultural, reunindo familiares em celebrações que incluem jantares especiais, danças tradicionais, queimas de fogos e troca de presentes. Entretanto, além de movimentar fortemente o setor de viagens, turismo e de entretenimento, ele gera um enorme impacto no comércio mundial. Isso porque, durante a festividade, todo o comércio e indústria chinês são pausados por dias e, se tratando do maior exportador mundial, impactam as transações comerciais com o resto do mundo.