Evento homenageou trabalhadores aposentados ou falecidos
O Museu do Porto de Santos, mantido pela Autoridade Portuária de Santos (APS), comemorou na última quinta-feira, 26 de setembro, os seus 35 anos de instalação. A cerimônia foi realizada no pátio do Museu e contou com homenagem a antigos trabalhadores do Porto.
Em sua fala, o presidente da APS, Anderson Pomini, ressaltou a importância daqueles que fizeram a história do Porto: "A Autoridade Portuária tem obrigação de relembrar, sempre que possível, aqueles que fizeram com que o Porto de Santos chegasse a este momento como um dos maiores portos do mundo", disse ele, referindo-se aos ex-empregados.
Foram homenageados os ex-empregados Antônio Carlos da Mata Barreto (que foi o idealizador do Museu), Eduardo Mateus Machado, José Augusto Gomes, José Pascon Rocha, Júlio Marcus Villela Blanco, Pedro Pinto e Silvio Taboada Ramos.
Inaugurado em 1º de setembro de 1989, o Museu do Porto de Santos ficou sem receber visitantes de 2020, devido à pandemia de covid-19, até julho do ano passado, quando foi reaberto. Conta com acervo de aproximadamente dois mil itens, que inclui documentos, fotografias, instrumentos náuticos e ferramentas.
Nesta celebração de 35 anos, foi inaugurada a revitalização da embarcação Igara, um pequeno navio doado à Autoridade Portuária há quase um século (1926) e que faz parte do acervo do Museu.
O museu abriga também inúmeras raridades que preservam e contam os detalhes da história do Porto de Santos. Funciona de segunda a sábado, das 9h às 17h. Localiza-se na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº, esquina com Rua Conselheiro João Alfredo, bairro Macuco, em Santos, próximo à estação Porto do VLT. Informações e agendamentos de visitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..