Terça, 03 Dezembro 2024

Os resultados foram estimulados pelo aumento da rentabilidade no setor Marítimo, pelo sólido crescimento em Logística e Serviços e pelo excelente desempenho em Terminais Portuários.

A A.P. Moller - Maersk contina a ganhar impulso no segundo trimestre de 2024, reportando crescimento de volume em todos os segmentos e melhor desempenho financeiro, com a margem EBIT atingindo 7,5%, em comparação com 1,4% no primeiro trimestre do ano. Os resultados foram estimulados pelo aumento da rentabilidade no setor Marítimo, pelo sólido crescimento em Logística e Serviços e pelo excelente desempenho em Terminais Portuários. Com base no prolongamento da crise no Mar Vermelho e na contínua e robusta demanda do mercado, a Maersk atualizou a sua orientação para 2024 em 1º de agosto.

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Foto: Divulgação

"Nossos resultados neste trimestre confirmam que o desempenho em todos os nossos negócios está na direção correta. A demanda do mercado tem sido forte e, como todos vimos, a situação no Mar Vermelho continua tensa, o que leva a uma pressão contínua sobre as cadeias de abastecimento globais. Espera-se que essas condições permaneçam durante o restante do ano. Temos investido em equipamentos adicionais, em todos os nossos negócios, para nos adaptarmos à situação e continuarmos apoiando nossos clientes durante as interrupções. Olhando para o futuro, o nosso foco continua a ser alavancar o crescimento orgânico e, ao mesmo tempo, explorar oportunidades para aquisições que agreguem valor, especialmente em Logística. Manteremos um rígido controle de custos, uma alta utilização de ativos e continuaremos a executar nosso programa de renovação de frota", Vincent Clerc, CEO da Maersk.

Setor Marítimo registou forte crescimento de volume e taxas de frete mais elevadas, principalmente nas exportações da Ásia, refletindo o aumento da pressão na cadeia de abastecimento, enquanto a situação no Mar Vermelho e o redirecionamento das embarcações para sul do Cabo da Boa Esperança continuaram a provocar custos operacionais mais elevados. A rentabilidade voltou a ser positiva e, embora abaixo do registrado no mesmo trimestre do ano passado, o desempenho foi significativamente melhor, em comparação com o primeiro trimestre de 2024 e o quarto trimestre de 2023.

Logística e Serviços cresceram 7%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, e o aumento dos volumes em todas as classes de produtos mais do que compensou as taxas baixas. A rentabilidade melhorou, tanto em comparação com o trimestre anterior quanto com o mesmo trimestre do ano passado, impactada positivamente pelo aumento da taxa de utilização de ativos, pelo bom controle de custos e pelo progresso em iniciativas para enfrentar os desafios de implementação dos clientes no negócio de frete terrestre, na América do Norte.

Terminais Portuários continuaram a apresentar crescimento de volume, especialmente na América do Norte. A receita por movimentação aumentou significativamente devido a taxas mais altas e ao aumento do armazenamento, enquanto o custo por movimentação aumentou ligeiramente. A gestão eficaz de custos e o forte crescimento das receitas apoiaram a rentabilidade, levando a um dos níveis de EBITDA mais altos da história.

Orientação financeira para 2024

Conforme anunciado em 1º de agosto, devido às contínuas interrupções na cadeia de fornecimento causadas pela situação atual no Mar Vermelho/Golfo de Aden e à forte demanda do mercado de contêineres, a Maersk está aumentando sua orientação financeira, conforme visto na tabela a seguir. A Maersk espera agora que o crescimento do mercado global de contêineres fique entre 4% e 6% e cresça em linha com o mercado, em comparação com as expectativas anteriores que giravam em torno de 2,5% a 4,5%.

Além disso, a Maersk espera agora que o CAPEX fique entre US$ 10 bilhões e US$ 11 bilhões para o período 2024-2025 (anteriormente a previsão era de CAPEX entre US$ 9 bilhões e US$ 10 bilhões), devido à renovação contínua da frota.

Orientação de sensibilidade

O desempenho financeiro da AP Moller - Maersk para 2024 depende de vários fatores sujeitos a imprecisões relacionadas às condições macroeconômicas incertas, aos preços do combustível de bunker e às taxas de frete.

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