Terça, 16 Julho 2024

Obras da segunda fase, entre os armazéns 1 ao 3, tiveram início. Inauguração atraiu multidão que conheceu playground, quadras de beach tennis, píer, jardins e roda gigante

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços (MDIC) Geraldo Alckmin; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o prefeito Rogério Santos e o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, entregaram, na última sexta-feira (5), para Santos e região, a primeira fase do Parque Valongo, refletindo o compromisso contínuo do Porto de Santos e da administração municipal em investir no bem-estar e na qualidade de vida da população.

image004
Foto: Divulgação/APS

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrou que a gestão da APS teve a preocupação de incrementar a relação do Porto de Santos com as cidades: "Teremos em breve o Parque do Forte, em Guarujá, o Parque das Aves, em Cubatão, o aeroporto com voos para todo Brasil e as obras de infraestrutura, como o novo trecho da Perimetral da Margem Esquerda, os viadutos de acesso à Alemoa, na Margem Direita, as obras de dragagem para 16 e 17 metros e tudo o que o Porto a o Brasil precisam", afirmou o ministro, parabenizando o empenho do presidente da APS.

O presidente da APS destaca a importância desse novo espaço para a comunidade. "Estamos recebendo, junto com a Prefeitura, a população dentro da área mais antiga do Porto de Santos, agora revitalizada para abrigar moradores, turistas, eventos e muita cultura, entretenimento e, em breve, atividades de formação profissional", afirmou.

Pomini falou que o próximo passo é concluir o trecho entre os armazéns 1 ao 3 e, na sequência, viabilizar a transferência do Terminal de Passageiros para o Valongo. O Terminal de Passageiros em frente ao Parque e ao Centro Histórico de Santos, com inúmeras atrações, é um sonho antigo que se torna a cada dia mais próximo, graças ao permanente diálogo que mantemos com a comunidade portuária e autoridades locais", afirmou o presidente, que agradeceu o apoio do hoje ministro do Empreendedorismo da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, presente ao evento.

O prefeito de Santos, Rogério Santos, lembrou que mais uma conquista foi alcançada com muito trabalho sério e comprometido com a Cidade. Rogério agradeceu o apoio de todas as autoridades, do deputado federal Paulo Alexandre e ressaltou que a gestão do Parque Valongo ficará a cargo da Prefeitura de Santos.

O deputado federal Paulo Alexandre, em discurso emocionado, fez uma retrospectiva das conquistas da Cidade e lembrou que Santos não pode parar de investir em infraestrutura e qualidade de vida da população.

O ministro Márcio França lembrou que, quando garoto, queria ver os navios e não conseguia, pois existiam muros entre o Porto e a Cidade. "Hoje, vejo aqui pessoas de vários partidos, ex-prefeitos de várias correntes ideológicas, completamente irmanadas e presentes para construir uma região melhor. É este o País que queremos, que se une para evoluir, para crescer".

O prefeito de Guarujá prestigiou ao evento, como também o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, além dos deputados estaduais Solange Freitas, Caio França e Paulo Correa Júnior. Também marcaram presença o presidente da Antaq, Eduardo Nery; o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila, da vice-prefeita de Santos, Renata Bravo.

O evento contou com as presenças do capitão dos Portos de São Paulo, Marcus André de Souza e Silva; os diretores da APS, Júlio Cézar Oliveira (Administração e Finanças) e Orçando Razões (Infraestrutura), superintendentes, gerentes e servidores da companhia gestora do maior Porto do Hemisfério Sul. A inauguração foi também prestrigiada pelo promotor de Justiça do MP do Estado de SP, Carlos Cabral Cabrera, que firmou compromissos que resultaram na parceria; dos ex-prefeitos Telma de Souza e João Paulo Tavares Papa; do presidente do Sindaport, Everandy Cirino; do presidente da Câmara de Santos, Cacá Teixeira, de vereadores de Santos e Guarujá, do presidente da Concais, Luis Floriano, além de diretores das empresas Cofco e Ecoporto, que aportaram recursos que viabilizaram a obra.

Projeto

A primeira etapa do Parque Valongo conta com o restauro do antigo armazém 4 e criação de espaços especialmente projetados para oferecer um local acolhedor e um novo lugar de convivência, lazer e turismo que se alinham aos trabalhos que vêm ocorrendo no Centro Histórico de Santos, mudando a qualidade de vida dos munícipes.

O armazém 4 recebeu uma estrutura coberta, climatizada, que servirá para a realização de eventos. O primeiro deles será a Festa Inverno 2024, de 12 de julho a 4 de agosto, onde a área de 2.400m² abrigará a infraestrutura de lanchonetes e restaurantes, além de palco para shows e apresentações. Complementando o espaço, uma plataforma flutuante, para pequenas embarcações que atenderão o turismo náutico, e um píer de contemplação que permitirá aos visitantes observarem a entrada e saída de navios do porto.

Já os antigos armazéns 5 e 6 darão espaço a uma área turística e de lazer, com duas quadras de beach tennis, playground, píer contemplativo, jardins e roda gigante. O armazém 7 ficará sob responsabilidade da APS, que deve destiná-lo a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades.

Tudo começou em maio de 2023, quando a Autoridade Portuária de Santos cedeu a área entre os armazéns 4 e 6 para a Prefeitura de Santos que estabeleceu parcerias com empresas portuárias. A primeira fase do projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 20 milhões decorrentes de Termos de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmcs) firmados com as empresas portuárias Cofco International Brasil e Ecoporto.

O empreendimento deve se estender até 2026 e inclui, inclusive, uma passarela de pedestres, já chamada de Boulevard Aéreo, sobre a Avenida Perimetral, obra que teve início após a inauguração diante do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos ministros Silvio Costa Filho e Márcio França, do prefeito Rogério Santos e do presidente da APS, Anderson Pomini.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome