Terça, 18 Junho 2024

Colaboradoras mães têm o apoio da companhia para desenvolvimento de suas carreiras em vagas consideradas majoritariamente masculinas

A Rumo, maior operadora de ferrovias no Brasil, tem como uma de suas metas ampliar a presença feminina em todas as áreas e níveis hierárquicos da concessionária, seja em cargos administrativos ou em operacionais, por meio da realização de programas de diversidade, equidade e inclusão.
‍​
Para isso, a companhia vem implementando projetos para atrair e promover o encarreiramento das colaboradoras. Apesar de estar no início dessa jornada, a Rumo já conta com exemplos de mulheres liderando equipes, áreas, projetos e tomando decisões que determinam desde fatores de segurança e prevenção de acidentes, até as estratégias do negócio.

Segundo Bruna Alcântara Perpétuo, diretora de Gente e Cultura da companhia, os programas de diversidade, equidade e inclusão da empresa são essenciais para atrair mais mulheres. "Buscamos incentivar valores e práticas relacionadas à equidade de gênero e à representatividade feminina, principalmente em áreas consideradas majoritariamente masculinas, tendo como missão encorajá-las a atuar em todos os níveis da hierarquia organizacional, oferecendo vagas afirmativas, programas de mentoria, treinamentos e oportunidades de crescimento", explica.

Já para Francielle Thais Almeida dos Santos, Operadora de Via, a importância de processos seletivos exclusivos para as mulheres faz com que elas descubram novas oportunidades. "No momento em que vi a vaga para trabalhar nessa área, confesso que não sabia se o cargo era aberto para mulheres, mas me inscrevi, participei do processo seletivo e passei. Iniciei as minhas atividades profissionais na Rumo no setor de Aparelho de Mudança de Via (AMV) e, com o tempo, aprendi como func

ionam as operações. Pude saber mais sobre o universo ferroviário e todos os dias tenho a oportunidade de aprender algo novo'', afirma.

Formação recorde de mulheres auxiliares de manobra

Em 2023, a Rumo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), formou uma turma de auxiliares de manobra com o maior número de mulheres da história. O processo seletivo contou com 168 candidatas, dessas 102 passaram por dinâmicas, 52 se classificaram e passaram por entrevistas individuais, e 26 foram aprovadas para realizar o curso de qualificação no Paraná.

Rede de apoio

A Rumo conta com um grupo de afinidades para as colaboradoras, o Elas Movimentam, que realiza conversas periódicas para incentivar a reflexão sobre os papeis desempenhados pelas mulheres no mercado de trabalho e na sociedade. Por meio dessas reuniões, as participantes reconhecem nas colegas e em si mesmas a potência para liderar grandes mudanças.

Desenvolvimento e encarreiramento

Já o Programa Mulheres em Movimento visa impulsionar a carreira das colaboradoras por meio de mentorias e capacitações. A Gerente Executiva de Desenvolvimento Humano Organizacional da Rumo, Carolina Bernardino de Andrade acrescenta que: "Nesse programa queremos investir para que elas ampliem o seu autoconhecimento e autoconfiança e assim trazer um novo olhar sobre a estratégia corporativa, contribuindo para a inovação e a diversidade de pensamentos nas áreas operacionais e administrativas."

Benefício

Além de todas estas iniciativas, a Rumo reconhece a importância do apoio às mulheres mães e suas famílias, proporcionando uma série de benefícios que visam garantir o bem-estar e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional:

Licença maternidade estendida de 180 diasAuxílio farmáciaProgramas de assistência jurídica, psicológica e financeiraSuporte assistencial desde a gestação até o pós-partoLactários nos locais de trabalhoAuxílio crecheMaterial escolar para os filhosBrinquedo de Natal

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos 13,5 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 6 terminais portuários nos principais portos brasileiros. Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!