Sábado, 13 Abril 2024

Iniciativa da companhia em Uberaba proporciona aumento de eficiência de 10% e reforça a segurança no desembarque de cargas

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – implantou um sistema de vídeo analytics para operação remota com monitoramento do processo de descarga dos tombadores no Terminal Integrador Uberaba (TIUB), no Triângulo Mineiro. A iniciativa trouxe um ganho de eficiência de aproximadamente 10% no tempo total de tombamento, otimizando a descarga de grãos, e promoveu a segurança dos operadores e motoristas envolvidos no tombamento das cargas.

VLI TombadorCrédito: Divulgação | VLI.

O TIUB é parte fundamental do corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica, uma das principais rotas de escoamento das exportações do agronegócio brasileiro. Atualmente, o terminal é responsável pela armazenagem e transporte de grãos, caracterizando-se como um dos maiores e mais modernos terminais de carga da América Latina.

A iniciativa, que foi desenvolvida ao longo do ano de 2023, implantou um Centro de Controle Rodoviário (CCR) contendo equipamentos que permitem aos operadores acionar remotamente os comandos para o travamento, tombamento e destravamento dos caminhões, integrados aos dispositivos de segurança do processo de desembarque de cargas, além de permitir o monitoramento das áreas dos tombadores e de manobras.

Na visão do gerente de Transformação Digital para Portos e Terminais da VLI, Luciano Gonçalves Pereira, a modernização atende a diversos princípios da companhia. "A VLI está comprometida em oferecer eficiência em seus processos, posicionando-se como uma empresa que lidera as principais mudanças no setor e com o propósito de transformar a logística do Brasil", destaca.

O CCR também conta com um sistema de comunicação de áudio e visual que permite a interação entre os operadores e os motoristas, para apoio ao processo de tombamento. O Sistema possui duas mesas de operação para o controle simultâneo dos cinco tombadores existentes no TIUB.

Desde a implantação da iniciativa, o TIUB aprimorou a performance na quantidade de caminhões atendidos comparando com o ano anterior. Outro benefício da solução foi a mitigação de risco, com os colaboradores atuando remotamente no CCR, reduzindo a exposição na área operacional.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome