Sábado, 27 Abril 2024

10a edição do evento acontece em Brasília e convida o mercado e o setor público para discutir uma cadeia da reciclagem mais inclusiva e eficiente

Em sua 10a edição, a Expocatadores 2023 - maior feira de negócios do cooperativismo solidário a serviço da economia circular e da transição justa - será realizada de 20 a 22 de dezembro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília-DF. Trata-se do principal encontro sobre a gestão de resíduos sólidos e reciclagem, com a inclusão dos catadores (as) de materiais recicláveis. No dia 19, data que antecede a abertura oficial do evento, haverá a concentração dos catadores do Brasil e América Latina.

Expocatadores

O evento contará com o público de mais de dois mil catadores e catadoras de materiais recicláveis de 26 estados brasileiros, além dos visitantes diários. Também estão confirmadas presenças de convidados especiais e autoridades, tais como a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo e Ministro da Economia, Fernando Hadaad, entre outros.

O tema deste ano, "É hora da conta fechar!", reflete o recente desafio que a categoria enfrenta com a queda nos preços dos materiais recicláveis, mas também a determinação em superar históricos obstáculos e a construção de soluções inovadoras para garantir o fortalecimento dos catadores neste setor tão essencial para uma economia mais sustentável, e para a preservação do meio ambiente.

E para isso, a Expocatadores 2023 terá uma programação diversa que pode ser conferida no site do evento: https://expocatadores.com.br . Atenta aos temas mais pertinentes da gestão de resíduos sólidos no país, a 10a edição do evento vai abordar pontos vitais, como legislações, normas e políticas públicas, assim como a estruturação e desenvolvimento dos negócios, sempre com a participação ativa de catadores e catadoras. Entre os temas, o estabelecimento de uma agenda nacional de reciclagem popular, iniciativas de comprometimento ao que diz a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10), o fim dos lixões e a crise climática serão alguns dos assuntos debatidos nos dois auditórios do que serão montados para o evento, que espera um público de duas a três mil pessoas.

“É um momento de união dos catadores e catadoras de todas as regiões do país, que vão se juntar a lideranças da categoria, representantes de empresas, autoridades públicas, pesquisadores e entidades comprometidas com o meio ambiente, em prol de uma economia circular inclusiva e da transição justa. Um verdadeiro intercâmbio de ideias e experiências com o objetivo de impulsionar o avanço sustentável do Brasil”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha.

A Expocatadores 2023 é uma iniciativa da ANCAT - Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, MNCR - Movimento Nacional dos Catadores e UNICATADORES. Patrocínio: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, ITAIPU, FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, BNDES, SEBRAE, SESI, BRASILCAP, COCA-COLA, INSTITUTO HEINEKEN, NESTLÉ, LATITUD R, TETRAPAK, KUBITZ, BRB, AMBEV. Apoio: RECICLAR PELO BRASIL, PROGRAMA MÃOS PRO FUTURO, GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF), PROGRAMA PRÓ-CATADOR, SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, GOVERNO FEDERAL, CAESB, NATURA e IFOOD.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome