Domingo, 28 Abril 2024

Brado transporta bens de consumo em contêineres pela ferrovia, tornando mais sustentável a logística desse mercado

Eletrodomésticos, pneus, e materiais de construção, como pisos e tintas, além de produtos de consumo diário como alimentos e bebidas. Todos esses produtos são transportados pela Brado, em contêineres pela ferrovia, para abastecer o mercado de consumo da região Centro-Oeste. E agora, a rota entre Sumaré (SP) e Anápolis (GO), abre uma nova oportunidade para as indústrias do Sudeste e Sul enviarem produtos ao Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A operação multimodal da companhia, que combina o transporte de cargas em longas distâncias pela ferrovia e nos trechos curtos pela rodovia, pode ser uma aliada das empresas em datas como Black Friday e Natal.

Brado NOV23Crédito: Divulgação | Brado.

"A movimentação de bens de consumo pela ferrovia foi uma estratégia de mercado impulsionada pela Brado nos últimos anos. Até então, as ferrovias costumavam transportar majoritariamente grandes quantidades de um mesmo produto, como grãos, minérios e combustíveis. A Brado identificou nos bens de consumo uma oportunidade de diversificar as operações e trazer novas opções logísticas para clientes de diferentes ramos de atuação", afirma Mariana Carnevalli, gerente comercial da carteira de bens de consumo da Brado.

Em 2017, ano que marcou o início das operações da empresa neste segmento, foram movimentados mais de 500 contêineres de produtos que saem das indústrias localizadas na Região Metropolitana de Campinas para abastecer o mercado de consumo de Mato Grosso. Atualmente, esse número já cresceu para mais de 12 mil contêineres movimentados ao ano, resultado que comprova que a opção multimodal oferecida trouxe ganhos para o setor.

Benefícios
"O transporte em contêineres permite que empresas com fluxo menor também usem a ferrovia, já que é possível transportar a partir de um contêiner", diz Mariana. "A solução multimodal da Brado democratiza o acesso à ferrovia, que gera diversos valores aos clientes", completa.

Uma das vantagens é a sustentabilidade da solução. A Brado oferece aos clientes uma calculadora de emissões de CO2: o Green Log. Na ferramenta online, é possível calcular as emissões evitadas com a adoção das soluções multimodais da empresa. Ao optar pelo transporte ferroviário, no último ano os clientes do segmento de bens de consumo deixaram de emitir cerca de 11 mil toneladas de CO2, equivalentes à emissão anual de mais de 2,4 mil veículos. Seriam necessárias 79,4 mil árvores para absorver integralmente esse volume de CO2 que deixou de ser emitido.

Outro benefício para os clientes desse mercado é a possibilidade do estoque em trânsito. O atacadista ou distribuidor pode comprar uma carga na indústria e ainda não ter o espaço físico para receber esses produtos. Enquanto essa compra se desloca pela ferrovia, o estoque estará no trem, gerando um armazenamento livre de custos para o comércio. Do lado da indústria, funciona como um estoque avançado, fora de sua planta, também sem precisar pagar a mais por isso.

Também há maior segurança das cargas. Os produtos em contêiner ficam mais protegidos e há redução de perdas de cargas no transporte, de furtos e roubos e em acidentes. Como consequência, há uma diminuição do custo de seguro das cargas, o que é um fator de competitividade indireto. A eficiência também é ampliada, uma vez que a ferrovia permite o transporte de grandes volumes de carga de uma só vez, otimizando a logística de distribuição.

A Brado tem hoje em seu portfólio cerca de 40 clientes que operam cargas de bens de consumo no mercado interno, que variam desde produtos de higiene e limpeza até alimentos, bebidas, materiais de construção e eletrodomésticos, entre outros.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome