Domingo, 28 Abril 2024

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de agosto de 2023, que mostram crescimento da demanda anual de carga aérea pela primeira vez em 19 meses.

A demanda global, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs*), aumentou 1,5% em relação aos níveis de agosto de 2022 (1,2% para operações internacionais).

A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs), subiu 12,2% em relação a agosto de 2022 (11,8% nas operações internacionais). Esse resultado está relacionado ao aumento da capacidade de carga em voos de passageiros (30% ano a ano), pois as companhias aéreas intensificaram as operações para atender à demanda por viagens de verão no Hemisfério Norte.

Os principais fatores que influenciaram as operações de carga são:
Em agosto, tanto o índice PMI de manufatura (49,4) como o PMI de novos pedidos de exportação (47,0) registraram uma pequena melhoria em relação ao mês anterior. No entanto, esses índices permaneceram abaixo do limite crítico de 50, indicando um declínio anual contínuo, embora mais lento, na produção industrial e nas exportações globais.

O comércio internacional global diminuiu pelo quarto mês consecutivo em agosto, com queda de 3,2% em relação ao ano anterior, reflexo do ambiente de desaceleração da demanda e das condições macroeconômicas em geral.

A inflação apresentou um cenário misto em agosto, com aumento nos preços ao consumidor nos Estados Unidos pelo segundo mês consecutivo. Entretanto, na Europa e no Japão, os preços ao consumidor e ao produtor caíram. Na China, que luta contra a pressão da deflação, os preços ao consumidor subiram.

"A demanda por carga aérea subiu 1,5% em relação a agosto de 2022. Este é o primeiro crescimento ano a ano em 19 meses, então certamente esta é uma boa notícia. Mas tem como base um índice baixo de 2022 e os sinais do mercado são heterogêneos. Olhando para frente, mesmo com muitas incertezas, podemos manter o otimismo com os dados do PMI que estão se movendo em direção a um patamar positivo. Isto é particularmente significativo pois avançamos para a tradicional temporada de pico de fim de ano do transporte aéreo de carga", disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Desempenho por região em agosto de 2023
As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico relataram aumento de 4,9% nos volumes de carga aérea em agosto de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. Esta foi uma melhora significativa no desempenho em relação a julho (+2,3%). As transportadoras da região se beneficiaram do crescimento em duas principais rotas comerciais: Europa-Ásia (de 3,1% de crescimento em julho para 8,8% em agosto) e Médio Oriente-Ásia (de 2,7% em julho para 3,5% em agosto) Além disso, as rotas comerciais dentro da Ásia também apresentaram desempenho melhor em agosto, com declínio anual de CTKs internacionais de 4,7% em comparação com a queda de 9,7% em julho. A capacidade disponível na região cresceu 28,5% em comparação com agosto de 2022 com o aumento da capacidade de carga disponibilizada em voos de passageiros.

As transportadoras da América do Norte apresentaram queda de 1,2% no volume de carga aérea. Esta foi uma melhoria no desempenho em relação a julho (-5,4%). As transportadoras da região se beneficiaram do pequeno avanço no crescimento em duas rotas comerciais principais: América do Norte-Europa (queda de 2,9% em agosto, 1,2 pontos percentuais melhor que em julho) e Ásia-América do Norte (redução de 4,2% em agosto em comparação com a queda de 4,4% em julho). A capacidade aumentou 2,7% em relação a agosto de 2022.

As transportadoras da Europa apresentaram queda de 0,2% nos volumes de carga aérea em agosto em relação ao mesmo mês de 2022. No entanto, isso representou uma melhora no desempenho em relação a julho (-1,0%). Os volumes registaram aumento devido ao desempenho da rota Europa-Ásia mencionado acima e ao pequeno aumento de 0,4% na rota Médio Oriente-Europa. A capacidade aumentou 3,6% em agosto de 2023 em comparação com 2022.

As transportadoras do Oriente Médio apresentaram aumento de 1,4% nos volumes de carga em agosto de 2023 versus agosto de 2022. Este resultado representou uma evolução em relação ao desempenho do mês anterior (-0,1%). A demanda nas rotas entre o Médio Oriente e a Ásia tem apresentado tendência de alta nos últimos três meses, expandindo o seu crescimento ano a ano de 1,8% em junho para 3,5% em agosto. A capacidade aumentou 15,7% em relação a agosto de 2022.

As transportadoras da América Latina apresentaram o melhor desempenho em agosto de 2023, com um aumento de 6,2% nos volumes de carga em comparação com agosto de 2022. Este foi um aumento significativo no desempenho em comparação com o mês anterior (+0,5%). A capacidade aumentou 13,7% em agosto em relação ao mesmo mês de 2022.

As companhias aéreas da África apresentaram o pior desempenho de agosto de 2023, com queda de 4,7% nos volumes de carga em comparação com agosto de 2022. Esta foi uma redução significativa no desempenho em comparação com julho (+2,3%). Em particular, as rotas África-Ásia diminuíram 1,1% em agosto, após o aumento de 11,2% em julho. A capacidade ficou 3,8% acima dos níveis de agosto de 2022.

Análise dos mercados de transporte aéreo de carga de agosto (pdf)

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome