Cerimônia aconteceu no dia 4 de outubro, em celebração ao Dia Mundial dos Animais
No dia 4 de outubro, a equipe operacional do Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon rebatizou um Embraer E1 da Azul, vindo de Alta Floresta, em celebração ao Dia Mundial dos Animais. O avião recebeu o selo “Sou Amigo da Fauna” na fuselagem, que informa a participação e o apoio da companhia aérea ao projeto de mesmo nome criado pelas ONGs Instituto Libio, AMPARA Silvestre, Onçafari e SOS Pantanal. A aeronave, de numeração PR-AXU, passa a ser identificada pelos controladores de tráfego aéreo pelo selo do projeto.
Sou Amigo da Fauna. Crédito: Divulgação | Léo Santana.
A Centro-Oeste Airports (COA) e a Socicam também são parceiras do Projeto Sou Amigo da Fauna, um movimento que nasceu para ajudar no combate ao tráfico de animais silvestres. Ambas as empresas, junto das ONGs, desenvolveram treinamentos a todos os profissionais que atuam em seus aeroportos para ajudar no combate ao tráfico de animais e evitar que, todos os anos, mais de 38 milhões de animais de diversas espécies continuem sendo retirados de forma cruel e criminosa da natureza.
"O tráfico de animais silvestres é uma grave ameaça à biodiversidade e à saúde pública, e nós não medimos esforços para combater essa prática tão cruel. Realizamos campanhas de conscientização periódicas e capacitamos nossos colaboradores, com a contribuição do Sou Amigo da Fauna, para inibirmos crime em nossos aeroportos", conclui Alexander Cerqueira Silva, Diretor de Aeroportos da Socicam.