O sucesso da gestão portuária brasileira foi celebrado no Prêmio Portos + Brasil em cerimônia promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos esta semana, em Brasília. O evento reconheceu os avanços do setor em diversas categorias e destacou a atuação dos Portos da Região Norte do Brasil.
A alta capacidade de gerência dos portos da região foi um tema amplamente valorizado na premiação, que faz parte da Agenda Ambiental e de Segurança Aquaviária Bienal da ANTAQ 2023/2024 e valida as iniciativas que se destacam pelas melhorias na prestação de serviços de transporte aquaviários à sociedade, fomento à pesquisa e produção técnico-científica, e disseminação de boas práticas ESG e Inovação na operação e gestão no setor.
Márcio França, Ministro de Portos; Rodrigo Abreu, diretor geral da TGPM; e Eduardo Nery,
diretor geral da Antaq. Crédito: Divulgação.
O prêmio levou em conta índices financeiros, contábeis, eficiência operacional, transparência administrativa, estrutura organizacional, regularidade tributária e trabalhista, além da manutenção dos acessos aquaviários. Para o presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT), Flávio Acatauassu, entidade que representa inúmeras empresas do norte brasileiro, a celebração reflete o empenho e os investimentos em implantação de novos projetos, portos, terminais e estações de transbordo de cargas para entregar uma gestão de alta performance e oferecer serviços de excelência.
"Somos a região brasileira que mais utiliza a navegação interior para movimentação de cargas, commodities ou passageiros e este reconhecimento chancela as práticas de nossas associadas e também evidencia a força do nosso Estado, não apenas para a economia local e nacional, por meio da geração de emprego e renda, mas também pelo alto volume que conseguimos exportar e importar. É, sem dúvida, a coroação de um trabalho dedicado, eficaz e produtivo", observou.
Na premiação ocorrida na noite do dia 9 de agosto último, em Brasília (DF), as associadas Hidrovias do Brasil – Vila do Conde e Terminal de Grãos Ponta da Montanha – TGPM venceram o 1 º e 2º lugares, respectivamente, nas categorias Crescimento da Movimentação Total dos TUPs e Crescimento da Movimentação de Granel Sólido Agrícola, por suas operações em Vila do Conde, Barcarena (PA).
Na 3º Edição da premiação, realizada em 2022, a associada Unitapajós – Navegação Unidas Tapajós venceu a categoria Crescimento da movimentação TUP - Granel Sólido Agrícola, por sua operação no TUP de Vila do Conde (PA).