Sábado, 23 Novembro 2024

Athenas Logistics recria terminal em ambiente digital, 3D e em tempo real

Digital Twin e a Realidade virtual vão muito além de simulações, jogos e óculos 3D: através de plataformas robustas, a tecnologia vem sendo implementada em negócios do setor de logística para agilizar operações, reduzir custos e falhas e até combater fraudes. Com o objetivo de otimizar as atividades portuárias, a Athenas Logistics, especializada em tecnologia logística, desenvolveu o Digital Twin 3D, que recria toda a área de um porto, terminal ou armazém em ambiente digital de forma 3D e com movimentações em tempo real.

Carregar e descarregar navios e trens, alocar e desalocar cargas e contêineres e transportar os itens através de pátios e armazéns embute uma grande complexidade. Há cargas grandes, pesadas, frágeis, perecíveis, algumas requerem refrigeração ou têm condições específicas, outras têm altíssimo valor agregado etc. Definir quando, onde e como estas cargas serão movimentadas e acomodadas requer avaliar diversas variáveis. Geralmente, este processo é realizado pelo TOS (sistema operacional) da empresa, que toma decisões de forma automática.

No entanto, nem sempre isso é possível. E muitas vezes exige-se intervenção manual no processo. Diante do desafio de tornar essa tarefa o mais eficiente possível, a Athenas decidiu reproduzir todos os espaços e máquinas – conectados através de internet das coisas (IoT) – de forma digital em 3D.

“Imagine que um operador precisa em modo manual definir um local para armazenar uma determinada carga refrigerada (necessita de energia elétrica), que será uma das primeiras a descarregar, mas também uma das primeiras a ser retirada (precisa ficar acessível). Poder visualizar um terminal ou armazém inteiro em uma única tela, com as áreas demarcadas e a localização de todos os equipamentos e pessoas, torna esta alocação, por exemplo, muito mais simples e rápida”, explica Rogério Magela, CEO da Athenas, logtech com mais de 20 anos de atuação.

Ao conectar ativos em uma plataforma integrada e inteligente, o Digital Twin 3D oferece uma visualização intuitiva, de fácil absorção ao ser humano, o que otimiza em até 80% a tomada de decisão das equipes em relação ao gerenciamento dos ativos, de acordo com estudos da cognição humana. Além disso, a tecnologia robusta que integra a solução permite o acompanhamento de todas as movimentações em tempo real, o que garante maior agilidade e assertividade nas operações.

Resultados

Entre os resultados que o Digital Twin 3D vem propiciando nos terminais e armazéns onde já está implantado, estão: maior eficácia na alocação de cargas, eficiência operacional, minimização de riscos, aumento no valor de mercado e mais velocidade de resposta às mudanças. Esta solução pode ser associada ao TOS+, a plataforma de automação completa da Athenas para portos, terminais e armazéns, que gerencia operação e gestão utilizando também outras tecnologias, como inteligência artificial e robôs. Com o TOS+, único no mercado multicargas, multimodal e multilíngue, todos os sistemas satélite do terminal são integrados, com conexão aos órgãos competentes, seguindo toda a regulamentação pertinente.

O investimento em tecnologia de ponta na logística tem impacto direto em diversos outros setores da economia, pois o custo logístico no Brasil representava, em média, 13,3% do PIB nacional em 2022, segundo estimativa do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). No caso de produtos mais baratos, como grãos, o custo com transporte pode responder por até metade do preço final do alimento. A adoção de soluções que reduzam custos, aumentem a produtividade e agilizem as operações logísticas pode contribuir com o barateamento de diversos itens, desde comida e remédios, até produtos com alto valor agregado.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!