DTA Engenharia vai dragar terminal pesqueiro do Porto de Luís Correia, no Piauí
O governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, o diretor-presidente da Invest Piauí, Victor Hugo Almeida, e a diretora-presidente do Porto Piauí, Maria Cristina Araújo, assinaram, nesta quinta-feira (25/05/23), a ordem de serviço para início das obras do Terminal Pesqueiro do Porto de Luís Correia, cuja dragagem será realizada pela DTA Engenharia, a maior empresa de dragagem brasileira.
Inauguração de obras no Porto do Piauí. Crédito: Governo do Estado do Piauí.
Essa obra, paralisada há mais de 40 anos, vai viabilizar o acesso de embarcações e a construção de uma plataforma de atracação, bem como a futura retroárea com túneis de gelo, câmara frigorífica, fábrica de gelo, tanques de combustível e instalações administrativas.
O terminal vai receber embarcações de pesca de até 20 metros de comprimento e vai movimentar 3.600 toneladas de pescado por mês. Uma estrutura importante para fomentar a pesca de atum na costa do nordeste brasileiro e, operacionalmente, aquecer o comércio pesqueiro da região.
Os serviços de dragagem do volume de 678.483,95 m³ de material de fundo serão realizados com uma draga auto-transportadora, TSHD (Trailing Suction Hopper Dredger). Eles fazem parte da implantação do canal de 3,3 km e cota de -7,00m, para a operação de embarcações. Convém destacar, uma obra sem qualquer restrição ambiental. Uma iniciativa do governo para fomentar uma atividade que tem reflexos positivos na economia regional e geração de empregos. O prazo previsto para realização da dragagem é de 7 meses.
Investi Piauí
Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí é a contratante dos serviços da DTA. Essa agência tem a missão de articular políticas públicas de fomento ao desenvolvimento regional.