A iniciativa estimula o descarte consciente de resíduos sólidos, protege o meio ambiente e promove a geração de renda
A partir desta quarta-feira (10/05), oito instituições de ensino da cidade de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e duas creches contarão com o Programa Novo Trilho da VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica –, criado com o objetivo de estimular atitudes mais sustentáveis, por meio da destinação adequada de resíduos sólidos. O projeto, que promove a reciclagem e protege o meio ambiente, agora se transformará em materiais e serviços para as Escolas Municipais Israel José Carlos, Sebastiana Diniz M. Cardoso, Aristides José da Silva, Desembargador Souza Lima, Barão do Rio Branco, Belizário Ferreira Caminhas, Maria de Lourdes Oliveira e Antônio D’Assis Martins (Escola Gigante), bem como para o Núcleo Infantil Anna Medioli e Centro Infantil Santa Inês, todas localizadas nas proximidades da área de atuação da companhia.
Crédito: Divulgação | VLI.
Todas as escolas terão uma máquina para descarte dos resíduos sólidos (latas de alumínio e garrafas pet), com capacidade para armazenar até 200 quilos de recicláveis. Quando esse limite for atingido, o coletor será automaticamente avisado.
As escolas abrirão conta no Wastebank – Banco de Resíduos, parceiro do programa, e todos os resíduos coletados serão revertidos em produtos e serviços em prol da comunidade escolar. Além disso, durante o calendário letivo, os mais de 5,4 mil alunos das oito instituições municipais de ensino e das duas creches participarão de oficinas de separação de resíduos, reuso destes materiais e economia circular.
A gerente de Responsabilidade Social da companhia, Maria Clara Fernandes, explica que o resíduo descartado retornará em benefícios para as escolas. “O Novo Trilho é um reforço dos pilares da sustentabilidade e do valor compartilhado, que são prioritários para a VLI”, ressalta.