Sexta, 19 Abril 2024

Presidente da FerroFrente se reuniu com secretário Nacional de Transporte Ferroviário para discutir melhorias na malha ferroviária brasileira

Na última quarta-feira, 3 de maio, o presidente da FerroFrente, José Manoel Gonçalves, se reuniu com o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, para discutir os próximos passos que o governo tomará para aprimorar a malha ferroviária brasileira. Durante a reunião, o secretário expressou sua disposição em ouvir as demandas do setor e buscar soluções com ampla participação. Entre as medidas apresentadas, está a iniciativa inédita de categorização das ferrovias que, segundo o secretário, contribuirá para a eficiência da movimentação de passageiros e cargas no país.

Ferrofrente mai2023Presidente da Ferrofrente (à mesa, de frente à dir.). Crédito: Divulgação | Ferrofrente.

Sobre a categorização das ferrovias, ou a "taxonomia" do setor, Ribeiro disse que a medida poderá garantir que os projetos desenvolvidos levem em consideração as peculiaridades e características únicas de cada região da malha ferroviária. "A iniciativa deve levar a soluções mais eficientes e eficazes que beneficiarão tanto os passageiros quanto o transporte de cargas. Um passo positivo em direção à melhoria da infraestrutura de transporte do país", destacou o secretário.

O transporte ferroviário de passageiros foi apontado pelo secretário como um dos focos prioritários da atual administração. "Temos expectativas de, em breve, apresentarmos propostas para o país, com um olhar voltado para a mobilidade de passageiros por meio das ferrovias", afirmou.

Leonardo Ribeiro anunciou também a criação de uma comissão composta por membros do setor ferroviário e convidou o presidente da FerroFrente para integrar o grupo. De acordo com Ribeiro, a comissão debaterá iniciativas para o setor que se alinhem para atender as necessidades do mercado e da sociedade.

"O Ministério estuda formas para simplificar e agilizar os processos de concessão de trechos ferroviários, que poderão facilitar a entrada de novos investidores no setor, com a possibilidade de inclusão de projetos de parcerias público-privadas para investimentos em infraestrutura ferroviária", destacou.

Em resposta a essas iniciativas, José Manoel Gonçalves informou ao secretário que a Ferrofrente estabeleceu um conselho consultivo que está pronto para colaborar com o governo no desenvolvimento de medidas e iniciativas que tragam melhorias para a população e promovam o desenvolvimento do país.

"Estamos alinhados com as iniciativas trazidas pelo governo. A criação de uma comissão para discutir as demandas do setor e a taxonomia das ferrovias são medidas fundamentais para o país e demonstram um comprometimento com a melhoria da infraestrutura de transporte. Nós, da Ferrofrente, estamos prontos para colaborar com o governo e contribuir com nossos conhecimentos e experiência para que essas iniciativas tragam benefícios reais para a população e para o desenvolvimento do país. Acreditamos que o transporte ferroviário de passageiros é uma prioridade que deve ser levada a sério. É importante que o setor e o governo compartilhem dessa visão", destacou o presidente José Manoel Gonçalves.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome