Em transmissão no Youtube da associação, agência orientará como responder o formulário oficial do IDA 2022
A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) vão realizar, no próximo dia 27, a partir das 10 horas, uma live para orientar os gestores das instalações portuárias a preencherem o formulário de avaliação do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2022 para Terminais de Uso Privado. O prazo para responder ao questionário on-line foi prorrogado até o dia 15 de março.
A live será realizada pelo Comitê de Sustentabilidade da ATP (Sustentar), com participação do diretor-presidente da associação, Murillo Barbosa, e dos coordenadores do grupo, Carol Brandl e Ulisses Oliveira, que são do Porto do Açu e do Porto Sudeste, respectivamente. O gerente de Sustentabilidade da Antaq, Uirá Oliveira, será o convidado pela Antaq. A transmissão, em tempo real, será aberta por meio do canal da ATP no Youtube.
Disponibilizado para as instalações portuárias, o IDA avalia, por meio de indicadores, a eficiência e a qualidade da gestão ambiental delas a partir do preenchimento do questionário oficial. O índice permite quantificar e simplificar informações para facilitar o entendimento do público e de tomadores de decisão acerca das questões ambientais portuárias.
Os indicadores avaliados pelo IDA analisam, entre outros pontos, a situação do licenciamento ambiental, a qualidade dos técnicos, a prevenção de riscos e atendimento a emergências, auditoria ambiental e o gerenciamento de resíduos dos portos. A ferramenta também avalia a qualidade e a eficiência no uso de energia, o monitoramento da fauna e flora e os planos de contingência de saúde.
Um painel, dinâmico e oficial, apresenta os resultados das avaliações anteriores no portal da agência reguladora. Nele, é possível verificar informações sobre o ranking, análise por atributos e por instalações portuárias, entre outras informações.
>> O acesso é gratuito. Para acompanhar a live no Canal da ATP no Youtube, clique aqui.