Sexta, 29 Março 2024

Em reunião com vereadores da Baixada Santista, secretário nacional de Portos assegura que obra será incluída no projeto de desestatização do Porto de Santos

Vereadores da Baixada Santista entregaram ao governo federal, nesta quarta-feira (29), moções de apoio à construção do túnel submerso como ligação seca entre Santos e Guarujá. Representantes de seis municípios da região, com apoio da deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) e da campanha Vou de Túnel, representada pelo porta-voz Eduardo Lustoza, foram recebidos pelo secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (SNPTA/MINFRA), Diogo Piloni e Silva, em Brasília (DF).

Vereadores MInfraVereadores e parlamentares federais em reunião, em Brasília. Crédito: Divulgação.

Na sua fala, Piloni destacou que a opção pelo túnel foi a mais conservadora por oferecer o mínimo de riscos, além de estar aderente aos objetivos portuários e de mobilidade. “Ficamos muito felizes de ter um conjunto de interesses alinhados. Temos um apelo muito grande para que se torne realidade. A solução é o túnel e ele vai acontecer”, enfatizou.

O secretário reforçou a decisão do Estado de incluir a obra no projeto de desestatização do Porto de Santos e se comprometeu a abrir consulta pública até fim de outubro ou início de novembro. “A grande notícia é que o túnel, efetivamente, será materializado, e teremos um grande desenvolvimento da nossa região, principalmente na área social, de mobilidade, e na geração de empregos”, comemorou o porta-voz da Campanha Vou de Túnel, Eduardo Lustoza.

Desenvolvimento integral da comunidade
A deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) relatou que a luta pela ligação seca entre as duas cidades já dura 100 anos, mas que, somente agora, os municípios da região estão unidos em prol de uma solução de comum acordo: “Todas as Câmaras Municipais fizeram menção de apoio ao projeto”. Segundo ela, nos últimos anos, observou-se um desenvolvimento mais intenso das cidades do interior, e o interior ficou esquecido. A construção do túnel será, portanto, uma maneira de impulsionar o local.

Opinião compartilhada pelo presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS), Betinho Andrade. De acordo com ele, a construção do túnel permitirá o desenvolvimento de toda a comunidade, integramente. “É também a opção mais viável tecnicamente para fazer a ligação seca sem prejudicar o desenvolvimento do porto e nem a instalação do aeroporto, que está em estudo.”

Campanha Vou de Túnel
Criada por um pool de empresas que defendem o túnel imerso como a melhor alternativa para a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população, além de ser a opção mais rápida para o deslocamento e econômica para os cofres públicos, a campanha Vou de Túnel tem o objetivo de informar a população e os gestores públicos sobre as vantagens do modal, tanto para o desenvolvimento portuário na região, quanto para as cidades de Santos e Guarujá.

Mais informações no site do movimento: https://voudetunel.com.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome