Quinta, 25 Abril 2024

No dia 9 de junho último, faleceu, na cidade de São Paulo, o professor Nicolau Dionísio Fares Gualda, Engenheiro Naval, Coordenador do Laboratório de Planejamento e Operação de Transportes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LPT/Poli-USP).

Gualdas 1Assista webinar do Portogente: Perspectiva de Evolução do Porto de Santos, de 21/10/2020. Clique aqui.

O professor Gualda foi uma figura marcante e querida por seu saber e por sua simpatia. Sua paixão pela Engenharia era um patrimônio nacional e, como professor, ensinou a muitos e revelou tantos talentos. 

Por tanto que fez para a Engenharia e por tudo que ensinou a tantos, toda a equipe do portal da web Portogente presta homenagem póstuma ao Prof º. Dr. Nicolau Gualda e manifesta os sentimentos à família enlutada, juntamente com ex-alunos e companheiros de projetos. A seguir, as homenagens:

Frederico Bussinger, engenheiro, ex-ministro interino dos Transportes, diretor do Porto de Santos e presidente do Porto de São Sebastião, destaca: "Como nosso PIB intelectual empobreceu no último ano!"; foi comentário que ouvi outro dia em uma rádio. A partida do Gualda nos empobrece um pouco mais; particularmente o mundo portuário, já tão carente de estudiosos; de formuladores. Saudades também do (falante) colega da Poli e companheiro de vários projetos."

Carlos Eduardo Bueno Magano, engenheiro, e ex-diretor do Porto de Santos: "Fomos surpreendidos com mensagem dando conta que o professor Nicolau Fares Gualda havia falecido. Em outubro último, o professor havia participado em webinar aqui no Portogente com toda energia, o que fez com que a notícia fosse particularmente chocante e triste. Para o Portuário, particularmente em Santos, o professor foi importante influenciador iniciando seu trabalho ainda no início da década de 90 com um estudo de marketing para o Porto, onde teve a oportunidade de levantar as relações entre os vários agentes do sistema portuário, apoiar tanto a criação do Conselho Especial dos Usuários como as bases do Projeto de Lei n° 8 que se converteu na Lei n°8630/93. Dessa época e por sua liderança foi criado na EPUSP o LPT- Laboratório de Transportes. O Professor era engenheiro Naval e trouxe para a área civil as técnicas de simulações digitais inovando o setor de logística dentro da área civil da academia. Um idealista sempre preocupado com o desenvolvimento de projetos que tivessem impacto sobre a comunidade. No Porto de Santos fez vários serviços, notadamente de planejamento, sempre preocupado com a visão do sistema logístico de forma a dimensionar a infraestrutura para não permitir a existência de gargalos. Uma grande perda para logística nacional e para os Portuários.”

Aluísio de Souza Moreira, Tese de Livre Docência, Terminais de Transportes, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo: “Estamos tristes, com muitas saudades e com muito orgulho pelo privilégio singular de ser aluno do nosso saudoso Professor Nicolau Dionísio Fares Gualda, referência da engenharia de transportes. Nos anos de 2000, como seu aluno de pós-graduação, compreendi por que Gualda possui relevante acervo docente e empresarial. Suas marcas de amor em aprender e ensinar, cito: “aos meus mestres, que foram muitos, e aos meus alunos, que, felizmente, também, não foram poucos.”

Áureo Figueireo Pasqualini, Engenheiro Civil e Mecânico. Mestre e Doutor pela Poli-USP. Professor na Unisanta: "Numa plêiade de eminentes professores como Then de Barros, Senço, Nakaguma, Giolito Porto, Cintra, Fruchtengarten, Felex, Pinto, e Milton Vargas, Nicolau Gualda contribuiu decisivamente para o avanço das pesquisas em planejamento e tecnologia de transportes, com aplicações exitosas no Porto de Santos. Paz e Luz aos grandes mestres que nos antecedem na presença do Senhor.”

Bruno Stupello, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Santos Port Authority (SPA) e ex-aluno de Gualda na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP): "O Dr. Engº Nicolau Gualda prestou contribuição indelével para o avanço do setor ao combinar duas características fundamentais: profundo conhecimento da engenharia e senso de servir. Por onde passou, contribuiu de maneira ímpar para elevar o nível do debate sobre políticas públicas de transportes. É uma grande perda, mas seu legado não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos e alunos."

Currículo do Prof. Dr. . Nicolau Dionísio Fares Gualda:
Professor Sênior do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Coordenador do LPT/EPUSP - Laboratório de Planejamento e Operação de Transportes da EPUSP. Engenheiro Naval - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1970); Master of Science - Transportation Engineering - The University of Texas at Austin (1975); Ph.D. - Transportation Engineering - The University of Texas at Austin (1978); Livre-Docente em Planejamento e Operação de Transportes - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1995); Professor Titular em Planejamento e Operação de Transportes - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2000). Ex-Chefe do Departamento por cinco mandatos. Ex-Coordenador dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Naval, em Engenharia de Transportes e em Engenharia de Sistemas Logísticos da EPUSP. Professor convidado da Universidade de Marselha, França (1996) e da Universidade de Leeds, UK (1997, 98 e 99). Orientou 40 Dissertações de Mestrado e 19 Teses de Doutorado (18 na EPUSP e 1 no ITA). Tem experiência em modelagem e planejamento de sistemas logísticos e de transportes e em planejamento e projeto de terminais de transportes (em especial, de aeroportos: participação ativa no planejamento do sistema aeroportuário brasileiro, no planejamento dos aeroportos da Área Terminal São Paulo e no projeto do Aeroporto de Guarulhos).
Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome