Entre os dias 23 e 25 de março, a Embrapa promoverá um seminário remoto com o objetivo de difundir o conhecimento, compartilhar experiências e promover o debate a respeito de serviços ecossistêmicos no bioma Amazônia. As apresentações e os debates ocorrerão nos formatos de painel e de mesas-redondas e contarão com representantes de instituições públicas, da sociedade civil organizada e de especialistas no tema. O evento será transmitido pelo canal da Embrapa no Youtube. Para participar, basta clicar aqui e preencher o formulário. Os serviços ecossistêmicos são os benefícios para a sociedade gerados pelos ecossistemas.
No primeiro dia, a programação contará com o painel “Políticas públicas e a pesquisa como fomento à ampliação dos serviços ecossistêmicos”, com a participação do pesquisador Sérgio Gomes Tôsto, líder do Projeto ASEAM, da pesquisadora Rachel Bardy Prado, líder do Portfólio de Projetos sobre Serviços Ambientais da Embrapa e Parceiros, e de Joaquim Álvaro Pereira Leite, secretário da Amazônia e Serviços Ambientais, do Ministério do Meio Ambiente. Líder do portfólio, Rachel apresentará como está organizada a pesquisa da Embrapa no tema. Por sua vez, o secretário mostrará a estrutura do Programa Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais Floresta+.
Os outros dias serão marcados por discussões em mesas-redondas. Experiências com pagamentos de serviços ecossistêmicos no País serão apresentadas por representantes de fundações e de prefeituras no dia 24. No último dia as palestras abordarão experiências sobre serviços ecossistêmicos com diferentes protagonistas em Unidades de Conservação e experiências em Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal.
O seminário está sendo realizado no âmbito das atividades do projeto “ASEAM: Construção do conhecimento e sistematização de experiências sobre valoração e pagamento por serviços ecossistêmicos e ambientais no contexto da agricultura familiar amazônica”. O projeto é coordenado pela equipe da Embrapa Territorial, localizada em Campinas, SP, e é um dos 19 estudos componentes do Projeto Integrado do Bioma Amazônia (PIAmz), um conjunto de pesquisas lideradas pela Embrapa para o bioma com recursos do Fundo Amazônia.
Organizador do evento, o pesquisador Lauro Nogueira, da Embrapa Territorial, acredita que, além do rico debate, um encontro como este será importante para aproximar instituições e atores envolvidos, fortalecer as equipes da Embrapa e parceiros, potencializar trabalhos em conjunto, propiciar o intercâmbio de conhecimentos, bem como identificar melhorias na quantificação e valoração de serviços ecossistêmicos na Amazônia.
As experiências apresentadas, as discussões e as conclusões finais deste encontro serão sistematizadas em uma publicação e também ficarão disponíveis no canal da Embrapa no YouTube.