Lidar com parentes ou amigos que têm alguma dependência química, ou alcoólica não é uma tarefa fácil, é necessário muita atenção e paciência, logo, buscar a ajuda de profissionais como psicólogos ou em uma clínica de recuperação é fundamental para que o paciente tenha um tratamento eficaz.
Contudo, é necessário levar o dependente químico ao psicólogo antes de recorrer aos cuidados de uma clínica de recuperação? Pensando nisso, iremos responder a pergunta para que você faça a preparação correta.
Além disso, selecionamos mais detalhes que você precisa saber antes de procurar uma clínica de recuperação e reabilitação. Continue lendo e saiba mais!
Importância da psicologia no tratamento para dependência química
A dependência química é uma doença crônica, que não tem uma cura definitiva, ou seja, os tratamentos são longos e envolvem uma série de procedimentos de desintoxicação do organismo e também um tratamento psicológico, para que o dependente possa ser reinserido na sociedade e retomar a uma rotina normal, que ele tinha antes de iniciar o tratamento para alcoolismo ou drogas.
Desse modo, o suporte psicológico se torna indispensável para esse tipo de tratamento, tanto para o paciente, quanto para os familiares ou amigos que irão dar o suporte para o indivíduo ao decorrer de toda a trajetória.
Os maiores desafios da dependência química estão ligados com questões psicológicas. Conversar sobre o assunto com o dependente o quanto antes é importante, então, se possível, conte com a ajuda de um psicólogo antes de procurar uma clínica de recuperação para dependentes químicos.
Como levá-lo psicólogo?
Como citado anteriormente, é fundamental que o dependente químico faça um acompanhamento psicológico, no entanto, já adiantamos que ela pode se recusar a fazer essa etapa do tratamento para dependentes.
Sabendo disso, é importante que você se prepare para convencê-lo a fazer esse tratamento, confira algumas dicas que selecionamos para esse momento:
● Explique detalhadamente como um psicólogo pode o ajudar;
● Apresente um caso de sucesso para que ele seja incentivado;
● Esteja aberto para ouvir o que o dependente tem para falar;
● Esteja presente em todas as etapas;
● Tenha paciência e não force a barra.
Busque ajuda em uma clínica de recuperação
Não deixe de buscar ajuda de profissionais com experiência em casos como esse, uma clínica de recuperação de drogas é a melhor alternativa, assim você conta com uma equipe multidisciplinar que irá trazer o melhor tipo de tratamento para o paciente.