A sinergia entre a logística e os setores de construção naval e de óleo & gás, bem como projetos voltados ao desenvolvimento intermodal, de transportes e dos portos, aproveitando o grande potencial econômico do Estado, inclusive no setor turístico, são alguns dos temas do seminário virtual (Webinar) Logística e Desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro – LogD-RJ, a ser realizado nesta terça-feira, 08/12, de 9h30 às 13h30.
Para assistir ao webinar, clique aqui.
O encontro reunirá um time de especialistas em logística e transportes que debaterão projetos voltados para a retomada do desenvolvimento fluminense. Entre os participantes estão o engenheiro naval Nelson L. Carlini, o economista Marcos Poggi, o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Rio de Janeiro (Coderte), Roberto Aroso, o empresário Rui Barreto Filho e o presidente do Conselho de Administração do cabo Frio Airport, Eduardo Valle.
Com patrocínio do Cabo Frio Airport, do Grupo ICTSIRio Brasil e da Multiterminais, e apoio da Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, da Câmara de Comércio Brasil-Chile, do Rotary Club, da Coderte e da Agência iNFRA, o seminário LogD-RJ contará ainda com a participação do secretário de Transportes do Estado, Delmo Pinho, do senador Carlos Portinho (PSD) e do deputado Hugo Leal (PSD), como convidados especiais.
O Rio de Janeiro abriga dentro de suas fronteiras riquezas naturais e ativos econômicos importantes para o desenvolvimento do país. Tem um extenso litoral onde se concentra boa parte da indústria naval brasileira, a indústria da pesca e a indústria de petróleo. Possui ainda terminais marítimos, aeroportos, linhas férreas, rodovias que formam uma estrutura logística indispensável para o tráfego de mercadorias entre o Norte e o Sul do território brasileiro, além de ser um conjunto de instalações importante para a importação e exportação de bens industriais, minerais e agrícolas.
A prolongada crise vivida pelo Rio de Janeiro não desconstruiu essa rede de instalações e suas potencialidades. Ao contrário, no momento em que a economia nacional se reposiciona graças às importantes reformas estruturais em curso no âmbito federal, é oportuno um exame do que já existe no Rio de Janeiro e pode ser reativado em curto prazo para apoiar a alavancagem da economia brasileira.
Programação:
.Data: 08/12/2020.
.Previsão de início: de 9h30 às 13h30
Ø Apresentação/Mediação: jornalistas José Carlos Meira Mattos e Nilson Vieira Ferreira de Mello Jr. (5/10 minutos de apresentação)
Ø Palavras iniciais: o senador Carlos Portinho e o deputado federal Hugo Leal farão uma análise/explanação dos desafios econômicos do estado e de seu potencial para a recuperação. O deputado Hugo Leal integra há onze anos a Comissão de Viação e Transportes da Câmara do Deputados.
Ø Painel I: O Rio de Janeiro e a Economia do Mar: estaleiros, portos, companhias de navegação (armadores), terminais alfandegados, armazéns. Estratégias de convergência em prol do desenvolvimento do Estado. Palestrantes: Nelson Carlini, engenheiro naval e consultor na área de logística portuária; e Marcos Poggi, economista, foi subsecretário de Transportes do RJ e diretor do Porto do Rio de Janeiro.
Ø Painel II: Estrutura viária, ferroviária, aeroportuária e portuária e projetos de integração intermodal do Estado do Rio de Janeiro. Palestrantes: Eduardo Valle, presidente do Conselho de Administração do Cabo Frio Airport, falará da integração do aeroporto com o Portodo Açu; Rui Barreto Filho, empresário, represente da ACRJ no Comitê de Comércio Exterior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, falará da integração ferroviária do Sul de Minas com o Porto do Rio; e Roberto Aroso, engenheiro, vice-presidente da Coderte, falará do RJ do MAR – projetos de terminais marítimos de turismo do Estado.
Ø Palavras finais: Secretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho.
Ø Debates
Patrocinador: Cabo Frio Airport, Grupo ICTSIRio Brasil e Multiterminais.
Apoio institucional: Câmara de Comércio Brasil-Chile, Coderte, Rotary Club.
Media partner: Agência iNFRA.
Realização:
JCM Políticas Públicas e Meta Consultoria e Comunicação.