Terça, 23 Abril 2024

A data será marcada por uma maratona de lives, nesta quinta-feira, dia 7 de maio

Com um cenário ainda mais desafiador para encontrar soluções inteligentes e sustentáveis para a mobilidade urbana, em especial para o transporte público por ônibus urbano, o COLETIVO, programa de inovação criado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), completa um ano nesta quinta-feira (7/5). Na ocasião, temas como a situação atual do transporte coletivo diante da pandemia de coronavírus, que impactou fortemente o serviço no país, estarão em discussão, entre outros reunidos numa maratona de lives transmitida pelo YouTube a partir das 14h30.

Transporte ÔnibusImagem do Freepik.

Criado para fomentar a evolução do transporte público coletivo, visando a mobilidade sustentável nas cidades, o desenvolvimento das pessoas e da qualidade de vida, o COLETIVO já obteve bons resultados e conquistou novos parceiros. "Nunca imaginamos que este programa teria o desafio de repensar a mobilidade urbana num contexto em que o ônibus coletivo urbano estivesse tão fragilizado como o atual, devido à pandemia da Covid-19", destaca Otávio Cunha, presidente executivo da NTU. Ele acredita que a expectativa por soluções de mobilidade nesse cenário tão inusitado e desafiador são enormes.

Nessa linha de reflexão, a programação de aniversário do COLETIVO traz ainda outra provocação ao debater a reinvenção do transporte coletivo e a disrupção em mobilidade urbana, tema que será mediado por André Dantas, diretor técnico da NTU. "Plantamos a sementinha da inovação e aos poucos vamos colhendo pequenos frutos", resume André Dantas ao avaliar os avanços do COLETIVO até o momento. "Avançamos, engajamos, mas precisamos fazer ainda mais porque nesta nova realidade temos o acúmulo de problemas estruturais do transporte coletivo e mais os que o impacto da pandemia trouxe", complementa o diretor.

No decorrer de um ano, o COLETIVO pré-incubou duas startups selecionadas na primeira edição do Desafio COLETIVO do programa. Uma delas é a Areja Bus, empresa de Salvador (BA) que desenvolveu um sistema de ventilação que utiliza a própria movimentação do ônibus para promover conforto térmico aos usuários, além de melhorar a qualidade do ar.

A On.I-Bus, startup de Brasília (DF) que criou uma plataforma de mobilidade coletiva sob demanda, também foi selecionada. A solução permite ao passageiro a escolha dos pontos de embarque/desembarque, dentre os disponíveis, e o horário em que pretende utilizar o serviço de ônibus; em seguida, o cliente recebe uma notificação da proximidade do veículo e o local indicado para embarque.

O resumo do histórico do programa e das atividades realizadas também está incluído na maratona de lives, dentro do webinar aberta aos parceiros, especialistas em temas ligados à mobilidade urbana e interessados nos temas do COLETIVO.

Para Maria Luiza Machado, coordenadora do COLETIVO, a programação está muito rica e completa, ao contemplar temas atuais e propor debates importantes para o momento em que a mobilidade urbana enfrenta, com restrições de locomoção e distanciamento social provocados pela pandemia. "O COLETIVO também foi impactado por essas mudanças e vai exigir ainda mais dos que desejam contribuir com o desenvolvimento de soluções inovadoras com foco nesse novo usuário do transporte coletivo urbano, que surge agora, com a pandemia", avalia.

O Webinar do COLETIVO terá início às 14h30, pelo canal Brasil NTU no YouTube, com uma sequência de apresentações e rodas de diálogo que vão se estender até às 18h15, quando serão divulgados o calendário do COLETIVO para este ano e perspectivas. Quem desejar mais informações sobre o COLETIVO poderá acessar o endereço: http://www.coletivo.org.br

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome