Se o plano é, quando chegar em uma idade avançada, parar de trabalhar e poder relaxar com um bom chimarrão, você provavelmente é a exceção. De acordo com um estudo do Sebrae, existe um conjunto de pessoas que não quer ficar de fora do mercado de trabalho por nada: a taxa de empreendedorismo na faixa etária de 50 a 59 anos cresceu 57% nos últimos 13 anos, enquanto a quantidade de pessoas com idades entre 55 e 65 anos, que abriram um negócio, cresceu 10,4%.
Freepik.
O motivo para este crescimento é simples: o desejo de garantir uma renda extra na aposentadoria. E é também com foco nesse público, de idade mais avançada, que as franquias têm buscado atrair franqueados, principalmente no Sul do país, onde se concentra grande parte da população idosa do Brasil, cerca de 16%, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A Mr. Kids, franquia de vending machines de baixo custo, é uma das que busca conquistar franqueados na região, oferecendo mais de 96 pontos pré-negociados nos três estados, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. “Nós oferecemos uma oportunidade para quem quer abrir o próprio negócio, não só nas capitais, mas também em cidades do interior, como Joinville, Chapecó, Santa Maria, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Londrina, Foz do Iguaçu e Pinhais”, destaca Antônio Chiarizzi, diretor da rede.
O empresário ressalta, inclusive, que também endossa as estatísticas, já que participou da fundação da Mr. Kids quando tinha 63 anos. “Eu vi no segmento a viabilidade de ajudar a criar uma franqueadora e proporcionar às pessoas a possibilidade de participar desse modelo de negócio, obtendo a mesma satisfação que tive”, afirma o diretor da rede que hoje possui mais de 190 franqueados em todo o Brasil.
No ano passado, a empresa conquistou 50 novos franqueados e, deste número, cerca de 14% foram na região Sul. “É uma localidade com muito potencial para quem deseja empreender, independente da idade. Com o segundo maior PIB do Brasil, há grande potencial de consumo nos três estados. A Mr. Kids é uma franquia que identifica essas oportunidades de empreendimento e oferece o sonho de ter o próprio negócio por um preço acessível, pois não só identificamos essas oportunidades, como também oferecemos os pontos já negociados”, afirma Chiarizzi.
No mercado desde 2012, a Mr. Kids é uma franquia de baixo custo: é necessário desembolsar apenas R$ 18.700, incluído já a taxa de franquia, o capital de giro e o capital de instalação. Não há outras taxas de royalties ou de propaganda e a rede garante a manutenção vitalícia das máquinas. “Temos uma preocupação muito grande com nossos franqueados e buscamos oferecer todo o suporte necessário durante a parceria”, finaliza o CEO da rede.