Entre janeiro e a primeira quinzena de dezembro desse ano, o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo viabilizou mais de dois bilhões de reais (R$ 2.137.430.000,00) em obras de ampliação, melhorias e modernização dos 8,4 mil quilômetros que compõem a atual malha de rodovias concedidas. Além disso, outros R$ 2,9 bilhões (R$ 2.909.818.903,01) já foram aplicados para a operação da malha rodoviária das rodovias nesse ano, o que contempla, por exemplo, os atendimentos de socorro médico e mecânico, totalizando R$ 5 bilhões aplicados diretamente nas rodovias.
Da parte de obras, foram entregues novos 76 quilômetros de ampliações como duplicações, vias marginais e faixas adicionais que melhoraram a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários das rodovias paulistas, além de três passarelas e 12 novos dispositivos de acesso. Para promover a constante manutenção das pistas, além dessas intervenções, foram realizados 732 quilômetros de obras de recapeamento de pista. Confira abaixo as principais obras entregues no período, gerenciadas e fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp):
Complexo Viário de Jundiaí (SP-330)
4ªs faixas da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348)
Faixa adicional no trecho de Casa Branca da SP-225
Faixa adicional no trecho de Itapira da SP-352
Marginais de Campinas da Rodovia D. Pedro I (SP-065)
Duplicação do trecho de Louveira da SP 063
Entrega do Complexo Honda com ampliações na SP-225
Faixas adicionais na Rodovia Castello Branco (SP 280)
Duplicações na SP-127 e na SP-300
Duplicação da SP-225
Prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto (SP 070)
Duplicação de 4 quilômetros do trecho de planalto da Rodovia dos Tamoios (SP-99)
Duplicação do Contorno de Marília, na SP-333
Além das obras já entregues à população, outras foram iniciadas no ano de 2018. Entre as principais, podemos destacar:
Duplicação entre Engenheiro Coelho a Limeira na SP-147
Duplicação entre Rio Claro a Araras na SP-191
Conclusão da Perimetral de Itatiba
Construção do Prolongamento do Anel Viário de Campinas entre a Rodovia dos Bandeirantes e a Rodovia Miguel Melhado
Início da implantação das vias marginais da SP-225
Duplicação do trecho de Tietê da SP-101
Ampliação do binário de Santos na Rodovia Anchieta (SP-150)
Marginais do trecho da Padroeira do Rodoanel Oeste (SP-021)
Nova Entrada de Santos com ampliações na Rodovia Anchieta (SP-150)
Também foram autorizadas as obras de ampliação do acesso ao Porto de Santos, maior polo de cargas do país.
Mas não são só as obras que fazem do Programa paulista uma referência nacional. Com foco na segurança viária, a Artesp entende que as ações de engenharia devem caminhar junto com rápidas medidas operacionais nas rodovias, da fiscalização das atividades das 21 concessionárias de rodovias paulistas e campanhas educativas, uma vez que a falha humana está presente em 94% dos acidentes com vítimas fatais.