A Daimler Trucks, maior fabricante de veículos comerciais do mundo, lançou, em Portland, nos Estados Unidos, durante o evento "Capital Market & Technology Days", o Freightliner eCascadia, caminhão pesado elétrico para operações de longo percurso e uma versão do Freightliner eM2 106 do segmento de caminhões médios (PBT de 9 a 12 toneladas). No evento, foi anunciada também a criação da unidade global E-Mobility Group (EMG), que consolida o know-how global da Companhia em trens de força elétricos para veículos comerciais.

Caminhão elétrico

A Daimler Trucks North America (DTNA) planeja entregar uma frota inovadora com cerca de 30 caminhões elétricos a seus primeiros clientes dos Estados Unidos ao longo deste ano. Assim como já acontece com o caminhão elétrico FUSO eCanter e com o Mercedes-Benz eActros, a meta é obter experiência em e-trucks, trabalhando em conjunto com os clientes para definir como os caminhões elétricos podem ser utilizados com eficiência nas operações de transporte.

Martin Daum, membro do Board do Grupo Daimler AG e chefe mundial das divisões Daimler Trucks e Daimler Buses, afirmou: “Somos os líderes da indústria e pretendemos continuar nessa posição com os caminhões e ônibus elétricos. Fomos os primeiros a avançar em caminhões elétricos e a estabelecer os padrões em cada segmento. Com a formação do nosso E-Mobility Group, aumentaremos os nossos investimentos nessa tecnologia. Assim, podemos buscar as melhores soluções em baterias, gestão de energia e recarga.”

A Daimler vê a mobilidade elétrica como um impulsionador de inovações na indústria de veículos comerciais e como um fator decisivo para liderar o setor de transportes rumo ao futuro livre de emissões. O principal objetivo do Grupo é que a mobilidade elétrica deve ter bom custo/ benefício, tanto para o cliente, quanto para o fabricante.

“Esperamos que a demanda por caminhões e ônibus elétricos aumente”, diz Frank Reintjes, chefe da área de Trem de Força Global e de Engenharia de Fabricação da empresa. “Somente fabricantes que lideram o setor, tanto em sistemas de propulsão convencionais como em elétrica, conseguem oferecer soluções convincentes do ponto de vista técnico e comercial. Sobre os trens de força convencionais, estamos sempre nos inspirando em seu bom desempenho para levar essa experiência para os sistemas de propulsão elétrica. Para isso, estabelecemos o E-Mobility Group, no qual nossos especialistas trabalharão em conjunto para o desenvolvimento das melhores tecnologias elétricas."

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