Sexta, 29 Março 2024

Em passagem por Santa Catarina, ministro Interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, fala em "reabertura de diálogo" com a União Europeia. Nesta segunda-feira (14/05), o ministro esteve com lideranças e produtores rurais de São Miguel do Oeste discutindo as ações necessárias para fortalecer a agricultura e pecuária de Santa Catarina.

Ministro SCEumar Novacki (ao centro) falou em "reabertura de diálogo" com a União Europeia. Foto: Divulgação.

Segundo Eumar Novacki, o canal de diálogo entre Brasil e União Europeia foi reaberto na última semana, porém a retomada das exportações de carne de aves não será um processo fácil. "Será um processo longo e não será fácil. Faremos de tudo para não usarmos de todas as armas de que dispomos. Esse setor não está órfão, enquanto estivermos no Ministério estaremos brigando", afirmou. Em Santa Catarina são três plantas da BRF impedidas de vender carne de frango para a União Europeia, localizadas nos municípios de Concórdia, Chapecó e Capinzal.

Durante o encontro em São Miguel do Oeste, o ministro ouviu também outras questões como a demanda crescente de milho para abastecer as agroindústrias catarinenses e as melhorias necessárias na aduana de Dionísio Cerqueira. "Santa Catarina tem apenas 1,12% do território nacional e é um gigante em produção agropecuária. Já somos o maior produtor nacional de suínos, o segundo maior produtor de aves e o quarto maior produtor de leite do país. Quando não somos o maior, nós precisamos ser o melhor. E é nesse sentido que Santa Catarina vem trabalhando, porém nós precisamos de ajuda", ressaltou o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

Novos mercados
O ministro interino anunciou ainda que o objetivo do Governo Federal é aumentar a presença do agronegócio brasileiro no mercado internacional. "Nós queremos chegar a 10% na presença brasileira no mercado internacional, esta é uma meta ousada, mas é possível com planejamento e estratégia a longo prazo. Serão mais US$ 30 milhões injetados na economia brasileira, gerando renda, emprego e qualidade de vida no país".

Diferenciais
O agronegócio brasileiro tem características únicas, que devem ser grandes diferenciais na busca de mercados. Segundo Eumar Novacki, o Brasil alimenta 1,4 bilhão de pessoas no mundo, usando pouco mais de 8% do seu território para a agricultura e com 66% das áreas ainda com vegetação nativa – uma área maior do que toda União Europeia, por exemplo.

Aduana
No limite entre Santa Catarina e Argentina, a aduana de Dionísio Cerqueira precisa de mais funcionários da Receita Federal e do Ministério da Agricultura para o trabalho aduaneiro e fitossanitário. Hoje, os caminhões ficam até uma semana na fila aguardando atendimento, o que faz com que, muitas vezes, as empresas optem por utilizar as rotas via Rio Grande do Sul.

Segundo o secretário da Agricultura, Airton Spies, a estrutura em Dionísio Cerqueira é peça fundamental para a implantação da Rota do Milho – um corredor de exportação de grãos vindos Paraguai com destino a Santa Catarina. Com a importação de um milhão de toneladas de milho, as estimativas são de que o movimento de caminhões na aduana aumentaria em até 150 caminhões por dia.

"Dionísio Cerqueira tem um papel muito importante para Santa Catarina porque é onde está o único porto seco para entrada de produtos e turistas com serviço de aduana no estado. E isso tem um impacto enorme na economia regional e estadual", destacou Spies.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome