Segunda, 06 Mai 2024

No ano passado as exportações chilenas de alimentos para o Brasil alcançaram US$ 1,013 bilhões, a maior cifra dos últimos quatro anos. Por isso, ganha destaque a participação desse país na APAS Show 2018. Através do escritório comercial do país no Brasil, o ProChile, 19 destacadas empresas chilenas do setor alimentício estarão com estandes na maior feira supermercadista brasileira. Vinhos, frutos secos, alimentos processados e frutos do mar serão os protagonistas da delegação no evento, que acontece de 7 a 10 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.

Organizada pela Associação Paulista de Supermercados, a feira chega à sua 34ª edição como o ponto de encontro do setor, para fazer novos contatos, expandir negócios e compartilhar informações sobre temas atuais e novas tendências. Fazendo sua sexta participação consecutiva na APAS Show, o ProChile trará a maior delegação de sua história (em 2016 e 2017 haviam sido 15 empresas).

Para promover seus produtos, o Chile terá no evento: 13 empresas de vinhos (Requingua, Aresti, Butron Budinich, Pérez Cruz, Bis wines, Via wines, Terraustral, Cremaschi Furlotti, Aura wines, grupo Viñedos y Frutales, La Rosa, Undurraga, Sur Valles); 2 de frutos secos (ICB, Southern Walnuts); 2 de produtos do mar (Blumar, AquaChile); 1 de leite vegetal (Vilay); e 1 de alimentos processados (Fruselva América).

“Em 2018, quando celebramos o aniversário de 40 anos em solo brasileiro, o ProChile visa estreitar ainda mais os laços com o país, que em 2017 foi o quarto destino das exportações do Chile, e o primeiro para América Latina, para produtos não cobre, registrando envios de US$ 1.964 bilhões, crescimento de 9% em comparação ao ano anterior”, explicou a diretora do escritório comercial do Chile no Brasil, María Julia Riquelme.

O principal objetivo da agência é a promoção dos alimentos que provém do nosso vizinho sul-americano, que há anos ocupa um papel de destaque na indústria alimentar mundial, focando na qualidade, inocuidade, rastreabilidade, garantia internacional e sabor natural de seus produtos e na solidez política e econômica do país.

• Por meio de 26 acordos comerciais assinados com 64 países, o Chile atualmente possui livre acesso aos principais mercados no mundo.
• Hoje, o Chile alcança mercados, com preferências tarifárias, que abrangem cerca de 64% da população mundial, que correspondem a 86% do PIB global.

• Durante 2017, as exportações chilenas de produtos somaram US$ 68,3 bilhões, 13% maior em comparação a 2016. 50,9% dos embarques corresponderam ao envio de produtos não cobre.
• Em 2017, as exportações chilenas de alimentos foram de US$ 15,8 bilhões, acréscimo de 3% em relação ao ano anterior, emergindo como um dos setores de maior peso nas exportações do país.
• As exportações de produtos agropecuários somaram US$ 7,7 bilhões em 2017, representando 25% das exportações não cobre e posicionando-se como o maior item exportado.
• O macro setor da Pesca e Aquicultura ficou em 2017, como o terceiro maior exportador no Chile, com envios de US$ 6,3 bilhões, apresentando aumento de 16% em comparação a 2016.
• Os embarques nacionais do macro setor Vinhos alcançaram US$ 2,024 bilhões em 2017, registrando o valor mais alto na história do Chile, superando pela primeira vez a barreira dos US$ 2 bilhões de dólares em exportação.

* FONTE: Departamento de Inteligência Comercial de ProChile, com cifras do Banco Central do Chile.

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