A partir deste verão no hemisfério norte, a Airbus - por meio de sua plataforma Voom de helicópteros sob demanda - fará uma parceria com a Audi para oferecer um serviço de transporte de ponta-a-ponta, começando por São Paulo e pela Cidade do México. Essa parceria oferecerá transporte terrestre premium proporcionado por veículos Audi e transporte de helicóptero por meio do serviço Airbus Voom, permitindo que os clientes tenham uma experiência de viagem integrada e extremamente conveniente.
“Esta importante parceria com a Audi aborda os desafios atuais e futuros da mobilidade urbana. Como primeira conquista concreta na colaboração que estamos desenvolvendo, vamos oferecer soluções de transporte multimodal para as cidades mais congestionadas do mundo”, disse o CEO da Airbus, Tom Enders. “O mundo está se urbanizando rapidamente, e a infraestrutura terrestre não consegue atender sozinha às demandas do amanhã. O aumento do congestionamento está levando os sistemas de transporte das cidades ao limite, custando tempo e dinheiro valiosos para os viajantes e municípios. Acrescentar o céu como uma terceira dimensão às redes de transporte urbano revolucionará a maneira como vivemos - e a Airbus está pronta para moldar e construir o futuro da aviação”.
“O Grupo Audi está empenhado em melhorar a mobilidade nas cidades, introduzindo ideias inteligentes e inovadoras. Para encontrar as melhores soluções para os nossos clientes, apresentamos agora o primeiro sistema modular para Mobilidade Urbana Aérea juntamente com a Airbus e a nossa subsidiária Italdesign”, disse o CEO do Grupo Audi Rupert Stadler. “Vamos dar hoje o próximo passo e iniciar um serviço com a Airbus e a Voom para oferecer mobilidade Premium aos clientes. Ao fazermos isso, aprenderemos ainda mais como podemos garantir, com os melhores parceiros, um transporte multimodal perfeito para os nossos clientes. Juntamente com a Airbus, desenvolveremos ainda mais essa cooperação”.
A Airbus já realizou testes bem-sucedidos em São Paulo com o serviço Voom, cujo objetivo é aliviar o congestionamento ao tornar as viagens de helicóptero mais baratas e acessíveis. Desde março de 2018, o serviço também está disponível na Cidade do México.
A Airbus e a Italdesign são parceiras ainda na Pop Up, um conceito totalmente elétrico, autônomo e modular, que inclui uma cápsula conectada aos módulos terrestres ou aéreos. Em outros lugares, as equipes estão trabalhando para criar veículos totalmente novos. O CityAirbus, que estará pronto para voar antes do final de 2018, é uma demonstração de tecnologia de um veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL) para até quatro passageiros. Já o Vahana, que concluiu seu primeiro voo em escala total em janeiro de 2018, visa criar um modo de transporte semelhante para viajantes individuais ou carga. Em Cingapura, a empresa está trabalhando com o projeto National University on the Skyways para testar um sistema de transporte de encomendas usando drones autônomos.