O Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Santos recebeu, nesta quinta-feira (19/04) uma homenagem da Rede Integrada Nacional de Emergência (Rinem). O coordenador da entidade, José Carlos Hermegildo, um dos especialistas mais conceituados na área, entregou ao coordenador geral do PAM do Porto de Santos, Evandro Santos Lourenço, uma escultura em sucata de metal que remete à imagem de uma pessoa resgatada em situação de emergência, ofertada pela participação do PAM do Porto no II Encontro Nacional da Rinem.
A homenagem ocorreu durante a reunião mensal do PAM com a participação de representantes dos 39 terminais integrantes, além do Ibama, 6º Grupamento de Bombeiros (GB) e Grupamento Marítimo, Defesa Civil de Santos e Guarujá e setores de segurança, meio, fiscalização e Guarda Portuária da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
A Reunião deste mês abrangeu discussões sobre inspeções técnicas nos terminais. As inspeções verificam recursos humanos e materiais para prevenção e combate a incêndios. Mensalmente, ocorrem até cinco inspeções, com a rotina de um terminal inspecionando outro.
Visitas técnicas do Corpo de Bombeiros em conjunto com a Autoridade Portuária e Defesa Civil também foram tema da reunião. Mensalmente, as equipes que compõem os três turnos de serviço da corporação visitam as instalações para que cada integrante possa conhecer bem as instalações de cada terminal e suas respectivas rotas de fuga.
Foi também anunciado ainda para este primeiro semestre a inauguração da sede do PAM do Porto de Santos que ocupará edifício situado na Avenida Governador Mário Covas, numa localização estratégica na região portuária. A base do PAM contará com centros administrativo e operacional.