Quinta, 25 Abril 2024

Os trabalhadores da Portofer Transportes Ferroviário decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir das 7 horas desta segunda-feira (29/6). A categoria, com data-base em 1º de março, reivindica 9% de reajuste salarial, mas a empresa oferece 8,19%. Em mais de duas horas de negociação, na última sexta-feira (26), a Portofer, responsável pela carga e descarga de granéis, contêineres e outros produtos de exportação e importação pelo Porto de Santos, não apresentou nova contraproposta, ao sindicato dos operários portuários (Sintraport), para renovação do acordo coletivo de seus 300 empregados.

O presidente do sindicato, Claudiomiro Machado ‘Miro’, saiu “desapontado” da negociação, iniciada às 10h30 e encerrada por volta das 13 horas: “A empresa, infelizmente, mantém sua tradição de regatear misérias nas campanhas salariais. Dificilmente suas ofertas superam o índice inflacionário, o que vem achatando os salários ao longo dos anos”.

Para o sindicalista, “só há um meio de romper essa mesquinhez: a greve. Infelizmente, por insensibilidade de um grupo acostumado apenas a ganhar, sem nunca compensar o esforço dos profissionais, as demais atividades portuárias terão reflexos negativos com a paralisação. De qualquer forma, estamos abertos ao diálogo até a assembleia de domingo”.

Miro diz que “se a Portofer apresentar um documento garantindo os 9%, nem que seja a poucos minutos do começo da assembleia, ou mesmo durante ela, a greve será suspensa. As portas do sindicato estarão abertas à boa vontade que está faltando à empresa. Caso contrário, deflagraremos o movimento e iremos à Justiça do Trabalho”.

Defasagem
O tesoureiro do Sintraport, Albino Calixto de Souza, aposentado do setor ferroviário do porto, pondera que, “há 11 anos, a empresa concede apenas a reposição inflacionária, deixando os ganhos bem defasados”.

“As propostas ridículas da empresa”, diz ele, “não refletem a inflação real dos supermercados e do comércio em geral. Se considerarmos os preços dos serviços, então, a situação piora”.

Efetivo e movimento
A Portofer tem 80 maquinistas, 80 operadores e 140 empregados em funções como supervisores, líderes e auxiliares de pátio e de operação, escriturários, pessoal de manutenção, rondantes e ‘olhos vivos’.

A empresa opera 800 vagões por dia na margem direita do porto, em Santos, e 600 na margem esquerda, no Guarujá. A maioria das cargas são granéis sólidos e contêineres. Informações do jornalista Paulo Passos, da assessoria de imprensa do sindicato.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome