Sexta, 26 Abril 2024

O ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Edinho Araújo, assinou nesta quarta-feira (29/7) o contrato de dragagem para readequação da geometria do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande (RS), com o consórcio formado pelas empresas Jan de Nul do Brasil e Dragabrás.

A licitação foi feita pelo regime de RDC – Contratação Integrada. O consórcio vencedor ofereceu R$ 368.627.656,58 pela obra, o maior desconto em relação ao valor inicialmente estimado pela SEP, que era de R$ 376 milhões.
Serão removidos aproximadamente 18 milhões de m³ de sedimentos, mantendo a profundidade do canal interno em 16 metros e do canal externo em 18 metros.

O consórcio terá um prazo de seis meses para elaboração e aprovação dos projetos Básico e Executivo e de dez meses para executar a obra.

“Garantir a dragagem permanente nos portos públicos significa melhorar as condições operacionais e de acesso e dar total segurança aos operadores”, afirmou o ministro Edinho Araújo.

Edinho lembrou que, somente este ano, a SEP está investindo cerca de R$ 1,5 bilhão na dragagem de cinco importantes portos brasileiros: Santos, Paranaguá, Rio Grande, Rio de Janeiro e Vitória.

O diretor Presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, participou da solenidade como convidado e destacou a importância da dragagem. “O Porto de Rio Grande está no coração do Mercosul e tem grande potencial de crescimento, pela sua profundidade. Com a dragagem, o Porto ganhará em competividade, beneficiando a economia do Estado e do País”, afirmou.

O PORTO
O Porto de Rio Grande é administrado pela SUPRG (Superintendência do Porto de Rio Grande), uma autarquia criada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Rio Grande é o segundo País em exportações e o quarto maior em movimentação geral de cargas. A perspectiva, segundo o superintendente do Porto Janir Branco, é de aumento desta capacidade. “A movimentação de celulose pelo Porto do Rio Grande é crescente para países como China, Bélgica e Estados Unidos. No contexto da exportação, a China aparece como principal destino do produto”, explicou.

PARTICIPANTES
Acompanharam a assinatura do contrato Tom Slambrowvc, representante da Jan de Nul, Tom de Schepper, da Dragabrás, Hermes Souza Filho, diretor da FARSUL, Janir Branco, superintendente do Porto do Rio Grande, Sophie Hottat, Ministra Conselheira da Embaixada da Bélgica, Cônsul Nádia Benini, Embaixada da Bélgica, Rogério Menescal, Superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da ANTAQ, Vagner Moreira, diretor Técnico da ABTP e Wilen Mantelli, diretor presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários, e representando a SEP o Secretário Executivo Guilherme Penin e o Secretário de Infraestrutura Portuária Alber Vasconcelos.

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