Sábado, 27 Abril 2024

A gaúcha Squadra Gestão de Riscos está participando da construção do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do Itaqui, em São Luís. Segundo a empresa, o terminal estará operando a partir de 2015. A expectativa é de que, em 10 anos, a capacidade atual de exportações de grãos em Itaqui aumente em seis vezes, transformando o Maranhão no maior exportador de grãos do Norte e Nordeste e o terceiro maior do Brasil.

O projeto inclui o desenvolvimento de uma rede industrial de telemática, que integrará as tecnologias das áreas de telecomunicação e informática do terminal. Mais de 20 mil metros de cabeamento de fibra ótica serão utilizados na automatização do sistema.

Com o inicio das obras, a expectativa da empresa é finalizar toda a rede em até seis meses. “É muito complexo o desenvolvimento de uma rede com esta envergadura. Foi necessário aliar a necessidade de alta disponibilidade a ambientes de atmosfera explosiva e a uma topologia que atenda particularidades de uma operação portuária regida pelas normas do Código Internacional para proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code). Esse foi o grande desafio deste trabalho”, diz o diretor da Squadra e responsável pelo projeto, Sidnei Maciel.

A rede de dados do Terminal de Grãos contará com dezenas de enlaces de 10 Gigabit, atuando de forma redundante. A rede vai controlar mais de 170 câmeras de vídeo, todo o sistema de identificação de caminhões por leitura de placas (OCR), cancelas, catracas e torniquetes do sistema de controle de acesso, além do sistema de dados, telefonia IP e itens específicos de automação.

A Squadra tem sede em Porto Alegre e filiais em São Paulo e no Paraná.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome