O Porto do Rio de Janeiro recebeu nesta quinta-feira (30) o navio de assalto anfíbio de múltiplos propósitos da Marinha dos Estados Unidos (EUA), o USS Wasp (LHD-1). A embarcação, de 257 metros de comprimento e boca de 32 metros, é capaz de transportar cerca de 2.200 fuzileiros e acomodar a gama completa de helicópteros da Marinha e do Corpo de Fuzileiros em operações anfíbias.
Os navios de assalto anfíbio são projetados para atuar no desembarque e apoio a forças militares terrestres, através de um ataque imediato ao território inimigo.
Esta é sua primeira escala no Porto do Rio Janeiro e toda a operação de manobra e atracação foi acompanhada pela Companhia Docas do Rio de Janeiro, representada pelo gerente de acesso aquaviário Jesuíno Alves e pelo comandante Claudio da Costa de Sousa Freitas, subchefe do Estado Maior do 1º Distrito Naval (1DN).
Durante a estadia, os militares da Marinha dos EUA realizarão uma ação social na Escola Almirante Nilton Braga de Faria, onde será feito um trabalho de reforma, melhorias e conservação das instalações. No Brasil, essa atividade militar é chamada de Ação Cívico-Social (Aciso).
A embarcação, que não está disponível para visitação, ficará no Porto do Rio Janeiro até o próximo dia 3 e depois seguirá para o Porto de Pearl Harbor, no Havaí.