Sexta, 29 Março 2024

 

As obras de implantação do terminal portuário Itaoca Offshore, em Itapemirim, litoral do Espírito Santo, estão com início previsto para outubro. Há duas semanas, o projeto do porto capixaba obteve a licença de instalação do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). Com investimentos da ordem de R$ 450 milhões, o empreendimento Itaoca Terminal Marítimo S.A.  é controlado pelos grupos brasileiros Catalina Participações, BH Value Inn Negócios e Mauer Engenharia.

Os investidores apostam na expansão da exploração de óleo e gás no país, principalmente no enorme potencial de extração dos campos da camada do pré-sal, na Bacia de Santos. Segundo o diretor executivo e sócio do Itaoca Offshore, Leonardo Horta, além da Petrobras, outras companhias multinacionais que atuam no setor são potenciais usuárias dos serviços que serão oferecidos pelo terminal.

O empreendimento ocupará 600 mil metros quadrados de retroárea, 40 mil metros quadrados de área offshore, 11 berços de atração e um cais de serviços com 230 metros de comprimento. O calado, de 9,5 metros, poderá receber barcos de 100 metros. A atividade principal do terminal será servir de base de apoio às operações das petrolíferas. "A região escolhida para ser instalado é ideal para atender empresas com atuação nas bacias de óleo e gás do Espírito Santo e de Campos (RJ)", afirmou Horta, que foi executivo da Vale, Bozzano Simonsen, Cosipa e da Cia. Siderúrgica de Tubarão.

O offshore está logisticamente localizado a 23 km da rodovia federal BR-101, próximo à divisa entre Espírito Santo e Rio de janeiro. Ficará 130 km ao sul da capital Vitória e a 250 km de Macaé (RJ), o maior polo da indústria petrolífera offshore do país.

Segundo o executivo, a parte marítima do terminal equivale a 80% do investimento total. O prazo de implantação do projeto é de 24 meses. O início de operações está previsto para o fim de 2016 e faturamento anual esperado é de R$ 250 milhões. O projeto prevê a geração de 450 empregos diretos na operação e a contratação de mil pessoas, durante as obras.

Fonte: Valor Econômico

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome