Valdomiro Soares, presidente do Grupo Marpa – Marcas, Patentes & Gestão Tributária
Desde a década de 60, no decorrer da Guerra Fria, a corrida tecnológica entre Estados Unidos e União Soviética fez com que muitos projetos interessantes fossem idealizados. Entre eles, a internet.
Porém, com o passar dos anos, o avanço dessa tecnologia fez com que o Brasil ocupasse o primeiro lugar em um ranking indesejável e temível: o de número de fraudes cometidas na internet. Segundo pesquisa realizada pela empresa Kaspersky Lab, o delito se dá principalmente no roubo de dados pessoais oferecido às empresas durante compras online.
Com a popularização deste meio de pesquisa e comunicação, foi instituído o Dia Mundial da Internet Segura, comemorado em 6 de fevereiro, e criado para orientar ao uso responsável, ético e seguro da plataforma.
Vale lembrar que com apenas um smartphone nas mãos podemos navegar pelo mundo todo. As plataformas digitais, hoje, oferecem aplicativos, redes sociais, publicidade e também muitos perigos aos usuários.
Porém, infelizmente, quando uma empresa está com sistemas fracos e com brechas, hackers podem se apropriar da marca, dos produtos, da inovação tecnológica, de senhas e de todo o seu histórico na web, colocando à prova a sua credibilidade e impossibilitando, muitas vezes, que o negócio cresça com sucesso.
Para evitar que isso aconteça, as instituições precisam se proteger. O primeiro passo é ter um gerenciamento da marca para manter o controle sobre o que acontece na rede. Todos nós estamos suscetíveis a cair em um golpe na internet, a conscientização da população é a principal iniciativa contra este problema.
Portanto, é louvável o Dia Mundial da Internet Segura. Porém, todos precisam estar atentos que não há um dia específico para ser alvo de golpistas na web. Todo o cuidado é pouco. Todos os dias.