Thomaz Catunda, Diretor Executivo de Property Management da CBRE
Com áreas construídas que podem chegar a 400.000 m², o equivalente a 80 campos de futebol, os Parques Logísticos são cada vez mais procurados por empresas que buscam a otimização de suas operações logísticas e industriais e que precisam se instalar em locais estratégicos, facilitando o rápido acesso de seus produtos ao mercado consumidor e, assim, ganhando maior competitividade.
O fluxo quase ininterrupto de veículos de carga e de funcionários trabalhando para garantir a entrega dos produtos dentro do prazo estabelecido gera um movimento intenso nas áreas comuns dos Parques Logísticos, muitas vezes considerados condomínios industriais.
Nesse sentido, é extremamente importante a administração profissional dos espaços para gerenciar a operação de infraestrutura e fazer com que equipes multidisciplinares como segurança, limpeza, jardinagem, manutenção predial e de equipamentos atuem de acordo com as melhores práticas.
A CBRE, líder mundial em Real Estate, tem a expertise necessária para garantir essa gestão de qualidade. Gerenciamos aproximadamente 2 milhões de metros quadrados em Parques Logísticos, atendendo incorporadores, proprietários e locatários por todo o Brasil. A imensa maioria desses espaços está localizada nos dois maiores mercados consumidores do País: São Paulo e Rio de Janeiro. Analisando somente o Estado paulista, cerca de 1,2 milhão m² está distribuído em empreendimentos próximos a rodovias da região metropolitana da capital e interior.
A gestão desenvolvida pelas equipes de Property Management da CBRE oferece um back office para suporte às atividades dos empreendimentos com fatores essenciais para garantir o sucesso das operações, como expertise mundial, profissionais capacitados e constantemente treinados para o gerenciamento operacional e administrativo, utilização de tecnologia de ponta em sistemas de gestão e controle, além de uma atuação totalmente transparente.
A busca pelos Parques Logísticos certamente movimenta o setor. Esse é um mercado que está em plena expansão devido às condições favoráveis para locação, com preços mais acessíveis e espaços mais bem localizados, principalmente por conta da situação econômica do País – com a diminuição do valor de locação para atrair os empresários e diminuir a taxa de vacância. Percebemos, então, que o mercado brasileiro está aquecido e que muitas empresas estão migrando de galpões isolados ou de parques com menos infraestrutura para locais que apresentam maior qualidade e sustentabilidade na sua infraestrutura, custos condominiais mais acessíveis, geralmente com melhor localização, fator importante que ameniza os altos custos de combustíveis presentes em nossa economia. Esse fenômeno é o chamado “flight to quality”, o qual conta com espaços extremamente atrativos, com valores de locação e condomínio que compensam a mudança à procura pelo melhor custo-benefício.
A expertise em gestão da CBRE prevendo necessidades e oferecendo soluções econômicas agrega ainda mais valor aos empreendimentos, sendo amplamente reconhecida pelos nossos clientes. Realizamos megaoperações com a preocupação constante de oferecer continuamente um serviço de excelência de classe mundial.