Terça, 16 Abril 2024

Leon Adato, Head Geekä da SolarWinds

Na era da nuvem, como profissional de TI, você está sendo forçado a adotar novas funções e assumir novas responsabilidades para as quais pode não se sentir capacitado. As empresas estão se tornando cada vez mais híbridas, cabendo a você o gerenciamento, a proteção, o monitoramento e a correção de questões tecnológicas no local e na nuvem. É claro que isso acarreta riscos porque implica no gerenciamento de camadas críticas dos serviços de aplicativos entre redes, sistemas e serviços que você não controla e não são de sua responsabilidade. Na verdade, em muitos casos, você pode nem ter visibilidade de todos os ambientes nos quais a garantia do desempenho é sua responsabilidade. De fato, o Relatório de tendências em TI da SolarWinds para 2017 revelou que faltam controle e visibilidade de seus ambientes de nuvem a mais de 40% dos profissionais de TI brasileiros pesquisados.

Apesar disso, as funções tradicionais e baseadas em silos estão convergindo, e você, como profissional de TI, precisa de foco intenso no aprimoramento e no cultivo dos conjuntos de habilidades fundamentais, como automação e análise de dados, que o conduzirão à nuvem. E não é só isso: você também precisa ser capaz de lidar com as tendências tecnológicas mais recentes que afetam o cenário dos negócios, principalmente as tecnologias que afetam sua organização. Ser "deixado para trás" é uma possibilidade muito real; mesmo um profissional de TI veterano corre o risco de perder projetos interessantes, um lugar na mesa com os tomadores de decisão ou mesmo uma promoção para alguém mais capacitado para lidar com as novas responsabilidades associadas à nuvem e à TI híbrida. Na verdade, quase 60% dos profissionais de TI pesquisados também indicaram que suas organizações contrataram ou reatribuíram pessoal de TI para a finalidade específica de gerenciar a nuvem e tecnologias relacionadas à nuvem, ou planejam contratar ou reatribuir pessoal de TI para isso no futuro próximo.

Uma lacuna nas habilidades da equipe de TI é um dos maiores desafios que os negócios enfrentam hoje. Considere o exemplo de executivos que desejam migrar uma parte significativa da infraestrutura para a nuvem. Sem você, um profissional de TI que sabe que 30% dos pesquisados tiveram de migrar algo de volta para o local, quem ofereceria orientação sobre os motivos pelos quais isso pode não ser uma decisão tão inteligente assim? Caso contrário, a organização pode acabar sofrendo duas vezes: uma vez quando ficar difícil migrar para a nuvem e mais outra quando ela precisar passar pela recuperação. O que precisamos saber? Quais cargas de trabalho migrar para a nuvem, quanto tempo a migração levará, as implicações da migração, o melhor fornecedor a escolher para se adequar a seus objetivos e como fazer escolhas de configuração adequadas.

E, embora migrações de nuvem possam ser trazidas de volta para o local (na maior parte das vezes por problemas de segurança/conformidade, baixo desempenho ou outros desafios tecnológicos, de acordo com a pesquisa), é mais importante do que nunca atuar como uma base de dados de conhecimento para a organização e acertar da primeira vez.

Desenvolvendo habilidades fundamentais: amplitude, profundidade ou especialização?

Especializar-se em paradigmas tecnológicos relacionados à nuvem e desenvolver um vasto conhecimento das diversas facetas dela é crucial para o sucesso. Entenda o que "migrar para a nuvem" significa para a sua organização: implementar uma solução baseada na nuvem no setor jurídico será drasticamente diferente de fazer o mesmo na área da saúde, por exemplo.

Conforme mencionado anteriormente, dispor de habilidades em automação e análise de dados é algo muito importante. Para aprimorá-las, refine suas habilidades de raciocínio analítico. Estatística é um caminho a seguir, e não uma habilidade a ser desenvolvida; embora o pensamento lógico e a análise adequada não sejam necessários para a estatística, eles são necessários para aprimorar o pensamento analítico. Além disso, concentre-se em várias facetas de dados como coleta, curadoria, limpeza, análise e relatórios de dados.

Certificações são mais uma forma de desenvolver um conhecimento vasto da tecnologia da nuvem. Você pode desenvolver habilidades para levar às suas empresas e também revelar a possibilidade de descobrir uma nova paixão tecnológica. As certificações de nuvem podem tornar você mais comercializável, particularmente certificações do Amazon Web Services™ e certificações relacionadas à computação sem servidores. No entanto, as certificações de nuvem "gerais" são ótimas para obter um conhecimento vasto do tópico e descobrir áreas nas quais você deseja se especializar mais.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome