Terça, 26 Novembro 2024

Paulo Roberto O. da Costa é diretor geral da Farmarcas, associação que  administra agrupamentos e redes farmacêuticas

Hoje existem muitos donos de empresas que possuem um impressionante espírito empreendedor, e essa gana e vontade de fazer algo diferente sempre é muito positivo. Cito como exemplo as ações realizadas pela Farmarcas, da qual sou diretor e que sempre há incentivo aos associados para ampliarem seus negócios.

No entanto, um importante alerta se faz necessário: entre as pessoas que pensam em abrir outra unidade de seu negócio, infelizmente, apenas a minoria teve a oportunidade de se preparar adequadamente para o crescimento, principalmente em relação à gestão. Esse fato pode frustrar o sonho empreendedor e, pior, levar a pessoa a uma situação problemática no negócio que já possui.

Se o empreendedor não souber lidar com ferramentas básicas de gestão, como poderá administrar mais de uma empresa? E é por isso que muitos dos empreendimentos fecham as portas antes mesmo de completarem dois anos de atividade. Para combater essa situação é fundamental buscar por capacitação constante e a busca por modernas ferramentas de gestão.

Então, para os empreendedores, é fundamental aumentar suas competências em relação às questões gerenciais e de liderança e capacitação dos profissionais, para que seus negócios realmente cresçam, além, é claro, de obter conceitos sólidos sobre gestão.

Para quem quer ampliar os negócios, é preciso, antes de qualquer coisa, saber onde está pisando, ou seja, se informar o máximo possível sobre o negócio, localização, finanças, ramo, público, etc.

Deve-se pesquisar minuciosamente o mercado e as oportunidades existentes, para fazer suas escolhas com consciência. E isso leva ao segundo passo: traçar objetivos. Os caminhos são muitos, então, o bom é escolher de acordo com o seu planejamento prévio.

Outro fator fundamental para o crescimento é a paixão, até porque, quando gostamos do que fazemos, tudo se torna mais fácil. A paixão motivará buscar alternativas, por isso, ela deve ser a base de tudo.

É preciso começar a observar o custo que esse novo empreendimento terá, sabendo os números de quanto precisa para consolidar o projeto.

Nesse ponto, mais uma vez, reforço a necessidade de um planejamento minucioso, que dará vida ao que chamamos de plano de negócio, no qual deve conter as seguintes informações de forma detalhada: o que, como, quando e a que custo.

Finalmente, para dar continuidade na ampliação de um negócio, chega o momento de colocar o plano estabelecido em prática. Em termos técnicos, é preciso acumular capital suficiente – aquele valor que consta no plano de negócio – para investir no novo empreendimento.

Com as informações necessárias em mãos, tudo se tornará mais simples, porém, mesmo assim a busca pela ampliação se mostrará muito mais simples quando associada a grupos que forneçam capacitação e ferramentas, como ocorre com a Farmarcas.

Além disso, há diversos livros, palestras e cursos – alguns online e gratuitos – para adquirir esse conhecimento. Enfim, ampliar o negócio que possui é possível, porém é necessário parar de buscar por desculpas e encontrar os caminhos para a realização dos seus objetivos!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome