Daniela Barbará, profissional com 20 anos dedicados à comunicação corporativa
De tanto ouvir a mesma coisa às vezes achamos que aquilo se torna uma verdade. Muitas máximas que são repetidas insistentemente nos ambientes corporativos acabam quase como um mantra - ou um paradigma – que, mais cedo ou mais tarde, temos que lidar de forma a superá-lo ou eliminá-lo. Listei algumas frases abaixo:
Isso é óbvio.
A verdade é que nada é óbvio porque cada um tem sua experiência pessoal e background. As referências mudam de acordo com a própria história de vida. Ou seja, posso achar óbvia uma informação que faz todo o sentido na minha concepção, mas ela não tem nenhum sentido para um expectador que não está inserido no mesmo contexto. Dito isso, podemos dizer que, na verdade, nada é óbvio.
Todo mundo sabe.
Tem certeza que todo mundo tem conhecimento sobre aquela informação? Se ligarmos agora no Japão e perguntarmos para quem atender ao telefone se sabe aquela informação, será que ela irá dizer que sim? Partir da premissa de que as pessoas já sabem de algo que está somente na sua cabeça é a certeza de que o resultado final não será igual ao que você busca. Afinal de contas, macaxeira, mandioca e aipim são a mesma coisa, mas nem todo mundo sabe disso.
Quantas vezes eu tenho que falar a mesma coisa?
Comunicação não é o que você fala, mas sim o que o outro entende. Logo, se você falou uma coisa e as demais pessoas não entenderam, o problema está no mensageiro e não na mensagem. Ou seja, mude a forma como está se comunicando, tente outra abordagem, desenhe se for o caso; mas não fique gritando a mesma coisa infinitas vezes porque não terá a resposta que está procurando.
Isso é para ontem.
O acompanhamento do andamento do trabalho - e do cumprimento ou não do prazo - deve ser uma tarefa diária e atribuída ao gestor ou a uma pessoa específica da equipe. Isso porque essa avaliação permite que possamos realocar pessoas, melhor dimensionar as horas de trabalho; e, especialmente se o responsável pelo projeto está conseguindo trabalhar da melhor forma possível. Absolutamente nada está escrito em pedra; ou seja, podemos mudar a equipe no meio do caminho, especialmente, se isso vai impactar no melhor resultado.