Engenheiro e sócio-diretor da Prates & Mendonça Consultores e professor de cursos de pós-graduação em Logística
A embalagem se faz presente na história da humanidade, no passado apresentava formas rudimentares, no presente podemos dizer que, são evoluídas e em certos casos sofisticadas. Para ler o artigo com imagens clique aqui.
Como surgiu a embalagem?
Ela surge da necessidade do homem primitivo transportar e armazenar água e alimentos, vitais para sua sobrevivência.
A história, levamos a concluir que, a primeira embalagem foi a mão do homem em forma de concha, nela ele podia conter a água e alimentos mas, não podia transportar
a longas distancias e nem armazena-la.
Logo, o homem, começou a utilizar crânios de animais, chifres, grandes conchas, apreendeu a fabricar cestos usando vegetais e calafetá-los com resina e argila, vindo
a finalmente construir os primeiros vasos de argila que serviram para embalar a comida e água vitais para sua sobrevivência.
Como o mercado vê hoje a embalagem?
O mercado de embalagem está basicamente voltada a três segmentos:
Marketing: embalagem é vendedora de produto o que, faz chega muitas vezes
a custar mais que o próprio produto.
Industrial (inclui embalagem de transporte/ distribuição): embalagem tem que
proteger o produto durante seu processo de fabricação e transporte/ distribuição,
portanto, em suas variações ela se faz presença em toda a cadeia de produtiva,
chegando até quem irá ser o distribuidor.
Exportação: Muitas empresas acreditam que, a mesma embalagem utilizada
para o mercado local para a distribuição dos produtos, podem ser utilizadas para
exportar produtos.
Neste ponto pecam pois embalagem para exportação além de ter a características de proteger o produto de avarias, dever verificar o tipo de unitizador a ser utilizado, características climáticas que podem afetar a embalagem e produto e quais os modos de transporte que serão utilizado, entre outros para o produto chegue ao destino final sem averias.
A embalagem julgo hoje ser, importante em todos os segmentos mas, gostaria de refletir aqui neste artigo sobre a embalagem industrial e exportação.
Minha reflexão vai da observação baseada na troca de experiências, conversas com nossos clientes e mesmos com alunos de cursos de pós-graduação onde ministro aulas
que, trazem suas aflições quando comentamos sobre este tópico o que nos leva a concluir que, muitos são os problemas mas, poucas são as ações efetivas para buscar
uma redução de problemas, com relação a este tema.
Embalagem se não bem dimensionada pode gera alto custo dentro de toda a Cadeia de Abastecimento, podendo ser o divisor de água para o sucesso ou fracasso de uma
operação.
Henry Ford (1913), responsável pelo conceito e introdução da primeira linha de montagem progressiva onde, o chassis do carro era colocado sobre um transportador
continuo e a peça era retirada da embalagem para montagem no veículo. Ele, observou que, cada fornecedor utilizava um sistema próprio de embalagem para entrega de sua peça o que, dificultava o manuseio para retirada de peça e sua montagem no veículo, nos sistemas de estocagem e movimentação de materiais.
Henry Ford como um homem que, revolucionou a indústria moderna, percebeu que, o sistema de embalagem ora utilizado não era eficiente para uma linha de montagem
progressiva tanto que, em 1914 vem a introduzir um sistema de padronização de embalagem, com o objetivo de facilitar o manuseio, armazenagem e movimentação
de materiais.
Hoje, a embalagem deve ser tratada como uma necessidade sócio – econômica e profissional do homem, não pode ser tratada como um subproduto.
Embalagem deve ser pensada e desenvolvida paralelamente a concepção do produto e levando-se em conta o binômio custo vs. qualidade pois, caso contrário poderemos ter custos como:
Custos de perda e danos devido mal dimensionamento da embalagem.
Custos de ineficiência no mal aproveitamento de espaços no interior da
embalagem, bem como veículos de transporte.
Custos de operações de manuseio ou movimentação mecânicas inadequadas.
Desenvolver embalagem industrial e de exportação é complexa e cheia de detalhes
que, se não observados poderão apresentar custos elevados aos produtos
comercializados pelas empresas.
Concluindo: Empresas tenham um novo olhar para sua embalagem, verifiquem se são eficientes e eficazes dentro de uma visão Global de Movimentação e Armazenagem
de Materiais.